A ideia pode pode parecer um pouco incomoda, já que para assistir filmes ou escutar músicas pelo pc, estamos presos ao teclado e ao mouse para controlar o player. Mas, como aqui nós gostamos de falar de liberdade, no artigo de hoje irei apresentarei uma ferramenta, que mudará a maneira com que você interagi com o seu player(de música ou vídeo). Você será capaz de controla-lo , através do seu celular!
[caption id="" align="aligncenter" width="400" caption="Remuco controlando o player Banshee"]

Remuco, esse é o cara!
- Como o Remuco funciona?
A ideia de funcionamento do Remuco é bem simples, você instala o plugin no seu player favorito, depois basta instalar um pequeno app(gratuito) no celular. Esse app fará a conexão entre o celular e o computador, essa conexão pode ser por Bluetooth ou WiFi.
- Quais os players compativeis?
O Remuco é compativel com os principais players livres: Amarok, Audacious, Banshee, Exaile, MPD, MPlayer, Rhythmbox, Songbird, Totem, TVtime, VLC e XMMS2.
- Quais celulares suportam?
Atualmente a lista de celulares é grande, já que o app que roda no celular é um pacote jar, basta apenas o celular ter suporte a Java e conexão por Bluetooth ou WiFi.
Para alguns celulares, existe uma versão própria do app, como é o caso dos Androids e alguns Motorolas.
Neste link você confere uma tabela disponibilizada pelos desenvolvedores do Remuco, que mostra quais celulares já foram testados.
- Aonde baixo, e como instalo?
O aplicativo para pc, você deve procura-lo no gerenciador de pacotes da sua distribuição. No meu caso como utilizo Ubuntu, bastou abrir o Synaptic e mandar procurar pelo nome "remuco".
[caption id="" align="aligncenter" width="560" caption="Procurando pacotes do Remuco no Synaptic"]

Não é necessário instalar todos os pacotes. Note na imagem acima, que instalei os pacotes referentes aos players que tenho instalado.
Caso você use outra distribuição, e não exista nenhum pacote do Remuco para instalação, a solução e baixar esse pacote e rodar a instalação manual.
Já o app para celular, ele se encontra neste pacote tar.gz. Baixe e descompacte-o, na pasta que foi descompactada, abra-a e navegue até chegar em: /client/midp/app. Agora basta você copiar o pacote "remuco.jar" e envia-lo a seu celular.

- Usando o Remuco.
A utilização dele é simples, nos playeres: Exaile, Rhythmbox e Totem, basta você procurar e ativar o plugin Remuco. No Totem basta ir em: Editar - Plugins - Remuco.
Nos outros players, Amarok, Amarok14, Audacious, Banshee, Quod Libet, Songbird e VLC, é necessário que você execute um comando, antes de iniciar o player. Exemplo: "remuco-vlc" ou "remuco-banshee". Veja a sintaxe do comando: remuco-PLAYER.
No celular, basta você executar o app em jar, e ir seguindo as instruções.
- Minha experiência com o Remuco
Atualmente utilizo o Remuco no meu Nokia 5200, já o testei num LG KS360. Em ambos funcionou bem, através do Bluetooh.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o Remuco em sua página oficial. Para quem ficou curioso para ver o Remuco em funcionamento, no Youtube existem alguns vídeos.
Este foi meu primeiro artigo aqui no Espaço Liberdade, espero que tenham gostado e até a próxima!
Bem,
ResponderExcluirO post é bem interessante, tenho um amigo que usa o celular em apresentações na universidade para passar slides, temos também o exemplo que vc citou, e como vc sabe que gosto bastante deste assunto, em alguns paises o celular é o substituto dos cartões de crédito (a operadora Oi faz um coisa quase parcida com o Oi Pago). Não é de se negar que os celulares serão nossos "Desktops do Futuro", mas para que o Brasil esteja neste mundo é necessário estrutura, fisica, eletrônica e também Segurança pública, pq não? Já que eu quando acesso a internet o meu BB na rua tento fazer que não percebam que é um Smartphone para que eu não o perca, e com isto as operadoras perdem algumas cifras.
Sim, seja bem vindo, agora de forma concreta (com o primeiro post) ao EL.
Sucesso.
Primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário Thulio!
ResponderExcluirSobre o seu comentário, acredito que o celular será uma extensão de nosso desktop, o futuro caminha pra isso. Mas é bem como você falou: " ...mas para que o Brasil esteja neste mundo é necessário estrutura, fisica, eletrônica e também Segurança pública..."
Um forte abraço Thulio!