É muito difícil você encontrar hoje um blogueiro ou dono de um site qualquer que não tenha sofrido, ao menos uma vez, com esse famoso problema: violação de direitos autorais. Conforme a rede vai crescendo, cada vez mais pessoas vão se conectando, um número maior delas cria um blog e uma boa parte não tem um pingo de criatividade para escrever. É aí que começa o problema. Ao invés de criar conteúdo, muitos investem seu tempo em verdadeiras caçadas por boas postagens já publicadas.
Ao contrário do que muita gente pensa, o texto já está protegido pela lei quando saí da sua cabeça, qualquer problema ocorrido, você precisa "apenas" provar que postou ele primeiro, ou seja, que é o autor original. Não vou ficar aqui dissecando essa parte do assunto, já que muitas páginas por aí existem só para isso. Além do fato de que essa não é a ideia principal desse post.
Como a nossa lei ainda não consegue proteger os blogueiros com eficiência (ela protege alguém com eficiência?!), existe uma busca cada vez maior por alternativas ao famoso Copyright. As alternativas mais utilizadas atualmente são as licenças Creative Commons, com suas variantes e sua flexibilidade, que ajudam a diminuir o problema da violação dos direitos autorais.
Basicamente, quem antes colocava copyright em seus textos, agora utiliza um licença Creative Commons, uso não Comercial, dar créditos. Ela quer dizer que você não pode utilizar o texto para ganhar dinheiro e deve dar os créditos ao autor original como o mesmo exigir. Isso abriu uma nova possibilidade, novos caminhos para uma blogosfera mais civilizada.
Mas não é que muita gente ainda insiste em não citar fontes? Esse problema ainda não ocorreu com o EL em si (ou pelo menos eu nunca encontrei), mas eu tenho notada já faz algum tempo blogs postando notícias já postadas em outros e não citando a fonte. Em um caso curioso ocorrido no fim de Outubro, um blog sobre Linux postou uma notícia já divulgada em diversos sites internacionais e alguns blogs nacionais e colocou como fonte o... Google! Dá pra acreditar?!
Uma coisa é quando você posta um tutorial ou um review. Mesmo assim, no primeiro caso, vale a pena citar algum site que tenha servido de consulta, mesmo que seja minimamente. Outra coisa é você postar uma notícia. Ao menos que você durma com o desenvolvedor do software ou com o presidente da companhia, você não vai ficar sabendo se não tiver lido em algum lugar antes, pode ser um site internacional, uma lista de dicussão, um fórum... Em algum lugar você vai ter lido. Até um crédito para alguém que twittou a notícia vale a pena.
A barreira que muita gente vê em colocar um simples link de créditos é a maldita competição entre blogs. Se o meu blog fala sobre Fedora e o seu também, eu não posso dar crédito de nada para você, porque você é meu concorrente e eu não quero meus visitantes passeando por outras "praias". Isso é muito ruim! O que precisamos entender é que, apesar das distros diferentes e das (muitas) discórdias, estamos trabalhando pelas mesmas causas: o Linux e o Software Livre.
Não pretendo mudar a situação geral da blogosfera, não passo nem perto de ter todo esse poder. Eu só desejo que exista mais união e mais respeito ao menos na blogosfera linux. Não tenham vergonha de citar fontes, mostrar que você está antenado nos sites que falam do mesmo assunto que o seu é quase tão importante quanto postar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário