A dupla bnep e PAN são a maneira oficial de fazer redes com bluetooth. Enquanto o bnep é um simples encapsulamento dos frames ethernet em uma seção L2CAP, PAN é o perfil bluetooth que usa BNEP e define como fazer a rede.
Para este tutorial, você vai precisar de dois computadores rodando GNU/Linux e com suporte a Bluetooth, seja nativamente ou via dongle. Primeiro, você precisa configurar o "servidor", ou seja, o micro que vai ouvir pelas conexões de entrada. Para isso, em um terminal, digite:
# modprobe bnep
# pand --listen --role GN
Do lado do cliente, nós, primeiramente, precisamos saber o endereço do servidor. Para fazer isso, digite:
# hcitool inq
Inquiring ...
50:C2:00:03:C4:DC clock offset: 0x2454 class: 0x020300
Agora, simplesmente conecte-se ao servidor digitando:
# modprobe bnep
# pand --connect 50:C2:00:03:C4:DC
Lembre-se de substituir 50:C2:00:03:C4:DC pelo valor correto encontrado em seu micro. Infelizmente, pand pode falhar silenciosamente. Assim, antes de prosseguir, verifique se foi criado um dispositivo bnep0, usando cat /proc/net/dev ou ifconfig bnep0.
Agora, a única coisa que falta é configurar a interface de rede, o que pode ser feito com o nosso velho conhecido ifconfig. Assim, em cada máquina, digite algo como:
# ifconfig bnep0 10.10.10.1 broadcast 10.10.10.255 netmask 255.255.255.0
Lembre-se de associar um endereço IP diferente para cada um dos computadores membros da rede e de colocar todos na mesma sub-rede. Você também pode configurar seu sistema para fazer estes passos automaticamente ao iniciar.
Para desconectar-se da rede via Bluetooth, digite no cliente:
# ifconfig bnep0 down
# pand --kill 50:C2:00:03:C4:DC
Com isso, você poderá fazer tudo que uma rede tem direito nos dois micros, desde compartilhar arquivos até abrir um shell SSH ou compartilhar a net via IPTables. A fonte deste tutorial é de 2007, logo, já deve ser algo suportado em todas as distribuições.
Algo que não encontrei ainda foi a possibilidade de utilizar esta técnica com um dispositivo móvel - o que, talvez, seja possível no Android -, o que eliminaria a necessidade dos circuitos de wi-fi. Mas, talvez, exista algum programa que implemente as coisas neste sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário