Sabemos que, desde 1995, os teclados padrão de computador possuem a tecla com o logotipo do Windows. A principal função desta tecla é abrir o menu Iniciar daquele sistema. No Linux, na maioria das vezes, ela fica sem função. Neste post, vamos aprender a emular a funcionalidade do sistema proprietário, mandando a tecla abrir o menu Aplicativos, do Gnome, no Ubuntu e em outras distros.
Para fazer isso, pressione Alt+F2 e digite gconf-editor. Na janela que se abrirá, navegue até apps/metacity/global_keybindings; clique duas vezes sobre panel_main_menu e, em valor, digite Super_L. Pronto: agora sua tecla "Windows" da esquerda vai abrir o menu Aplicativos.
Esta interface ainda permite muito mais configurações. Uma que eu achei legal - e que você pode fazer - é configurar a tecla Windows da direita para centralizar a janela ativa na tela; para isso, do lado esquerdo da janela, clique em window_keybindings e, à chave move_to_center, digite Super_R.
Esta dica foi adaptada do blog Ubuntex, o qual adverte que, caso você utilize o Compiz Fusion, a modificação poderá fazê-lo funcionar de forma indesejada. Para resolver, repita os passos acima, trocando Super_L por <Alt>F1.
Não tem nada haver com o post, mas eu acho que o meu ali de cima ficaria mais interessante se vc adicionasse no css:
ResponderExcluir.apoio {
height: 50px;
}
.apoio img {
margin-top:7px;
}
.apoio img:hover {
margin-top:0px;
}
Ótima dica André, já irei usar hoje quando chegar em casa.
ResponderExcluirvaleu...
Valeu pela dica, a cada dia me surpreendo com o ubuntu. Abração e Viva a liberdade!
ResponderExcluirThor, em 2011 vocês terão uma surpresa, aguardem!
ResponderExcluir