
Já ensinamos como proceder a instalação "manual" do LibreOffice no Ubuntu. No post de hoje ensinarei como instalar o LibreOffice, via repositório.
Primeiramente devemos remover todos os pacotes referentes ao OpenOffice, só tome cuidado para não remover pacotes de idioma! Recomendo que utilize o Synaptic para ajuda-lo nessa tarefa.
Após ter removido todo o OpenOffice, vamos agora adicionar o repositório do LibreOffice no Ubuntu:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
O repositório acima é compatível com as versões do Ubuntu: 10.04 - 10.10 - 11.04.
Depois de adicionado, devemos atualizar nossa lista de pacotes, use o seguinte comando:
sudo apt-get update
Agora use o comando abaixo para instalar o LibreOffice:
sudo apt-get install libreoffice
Para quem usa ambiente gráfico Gnome, execute o comando abaixo, após terminar o processo acima.
sudo apt-get install libreoffice-gnome
Para quem usa ambiente gráfico KDE, execute este outro comando:
sudo apt-get install libreoffice-kde
POST ATUALIZADO DIA 18/02/2011
Ao iniciar a 1ª vez o LibreOffice ele estará em inglês, para que ele fique em nosso idioma(português do Brasil), basta executar o comando abaixo:
sudo apt-get install libreoffice-help-pt-br libreoffice-l10n-pt-br
Quando terminar de instalar os pacotes, será necessário reiniciar sua sessão.
Pronto, agora seu LibreOffice já esta em português do Brasil,
Uma pequena observação.
Notei que a descrição do atalhos, referentes ao LibreOffice, não foram traduzidos. Veja na imagem abaixo:
Mesmos com esse pequeno "probleminha", isso não interferiu em nada o seu funcionamento. Essa dica foi testada no Ubuntu 10.10 e no Linux Mint 10, no dia 18/02/2011.
Para escrever esse post, usei como referência esse artigo, do site: http://www.ubuntugeek.com/
Um forte abraço e até a próxima!
Amigo, fiz exatamento isso que você postou, e o apt informa que vários pacotes possuem dependências desencontradas. Estou usando Kubuntu Lucid. Todos os meus repositórios estão ativados, e possuo alguns repositórios extras, como várias PPAs, Opera, Google, etc.
ResponderExcluirOlá estefferon, boa tarde!
ResponderExcluirAchei estranho seu problema, já encontrei diversos artigos ensinando a instalar o LibreOffice no K/Ubuntu e todos são muito parecidos com esse. Reveja o passo a passo, confira se o PPA do LibreOffice está ativo e instalado. Caso esteja tudo certo, poste aqui nos comentários a mensagem de erro que você recebe.
Fico no aguardo!
Olá,
ResponderExcluirValeu F3NIX, o problema foi que eu não havia removido os pacotes do OpenOffice, então os removi e instalei o LibreOffice em português, tudo funcionando direitinho. Só ficou faltando só o pacote "libreoffice-kde", que o apt afirmou não ter candidado para instalação. Fui na PPA e descobri que pelo menos por enquanto não parece haver esse pacote de integração com o KDE para o Lucid. Mas muito obrigado pela dica!
Estefferson Torres
estefferson,
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que você resolveu seu problema! Acredito que quando lançarem o Ubuntu 11.10 com o LibreOffice dentro dos repositórios padrões do Ubuntu esse problema de integração com o Kde seja resolvido.
Um forte abraço e até a próxima!
F3NIX, eu também fico feliz por ter me ajudado com algo tão óbvio, algo que eu poderia ter visto antes, mas às vezes o problema é simples e a gente não vê solução. Muitíssimo obrigado!
ResponderExcluirQuando ao 11.10, vou esperar o lançamento, e assim que sair atualizo! Mais uma vez muito obrigado pela dica!
Na boa, mas esse Libreoffice continua com o mesmo problema do Openoffice: É EXTREMAMENTE INSTÁVEL. Minha esposa usa OpenOffice no note dela, eu uso no meu note e instalei esse LibreOffice (seguindo esse blog) no micro do trabalho.
ResponderExcluirE TODOS OS 3 OS PROGRAMAS TRAVAM CONSTANTEMENTE. Tanto o editor de texto quanto o de apresentações.
E o pior: não salvam as alterações! Você perde todo o trabalho, literalmente! Ou o arquivo fica corrompido, o que é pior ainda! Não é possível que seja coincidência nos 3 computadores!
Eu tenho a mania de salvar (Ctrl+S) a cada frase que digito por isso digo com certeza que o editor de texto NÃO GRAVA DE FATO O ARQUIVO. Dai quando o open/libreoffice trava e o fecho "na marra", quando abro o arquivo está sem nenhuma das alterações que gravei BEM ANTES DE TRAVAR!
Um amigo meu aqui disse que o Libreoffice realmente é uma m... eu disse que pra chegar nisso ainda tem que melhorar. Sinceramente, não consigo fazer nada aqui com esse editor! Até desisti e estou usando o google docs que é 100000000000000000000000000000000000000000x mais estável e confiável.
Mas... enfim, por esse preço (de graça) não se poe exigir muito... só queria simplesmente poder usar pelo menos :(
Olá amigo, agradeço muito por vocês ter feito esse post,sei que para alguns não funciona, sempre é assim né, mas para mim funcionou perfeitamente, perfeito que tenha feito isso, contribuindo assim para o Ubuntu e o mundo Linux em geral. Tudo de bom para você amigo e espero encontrar mais dicas suas tão diretas e simples de seguir.
ResponderExcluirPoxa eu que agradeço Leon, fico muito feliz em saber que meu tutorial lhe foi útil.
ResponderExcluirUm forte abraço e continue nos acompanhando.
Olhá José, essa é primeira vez que escuto tanta reclamação referente ao OpenOffice e ao LibreOffice. Uso eles a pelo menos 3 anos, os único problemas que tive foi incompatibilidade com os novos formatos do MSO2007 e MSO2010, mas a cada versão vejo que a compatibilidade melhora.
ResponderExcluirOlá estou usando a versao nova do ubuntu no momento (11.04), a qual ja esta instalado por padrao o libre office 3.3,
ResponderExcluircom o tutu apenas abrir o terminal (prompt de comando) e digitei o comando citado no post e senha, PRONTO! ja estava em PT-BR!!
Obrigado!
Opa, de nada Tiago, continue nos acompanhando!
ResponderExcluirMuito bom. Aparentemente tudo está funcionando corretamente. Alias, eu instalei sem remover o pacote anterior e mesmo assim tudo está funcionando corretamente.
ResponderExcluirParabéns pelo artigo F3NIX.
Abraço
Agradeço sua participação Geraldo!
ResponderExcluirEu acabei de instalar e ele esta na versão 3.3.2, instalei no ubuntu 10.04, é normal isso, porque no site do libreoffice o programa esta na versão 3.4.4 .
ResponderExcluirSim Cristian, isso acontece porque no PPA a última versão do LibreOffice para o Ubuntu 10.04 é a versão 3.3.2, se você estivesse usando o Ubuntu 11.10 o a versão do LibreOffice seria a 3.4.4.
ResponderExcluirComo o suporte para o Ubuntu 10.04 termina no ano que vem, é normal ele não receber essa nova versão.
Espero que tenha entendido, qualquer outra dúvida é só perguntar!
Um forte abraço e até a próxima!!!
Com certeza, uso o openoffice e libreoffice há 4 anos e nunca me deixou na mão, o problema é que o tio bill faz de tudo para dificultar as coisas, mexe nos padrões dos seus documentos só para que o Linux não reconheça eles, aí fica difícil mesmo, mas graças a Deus não preciso dos softwares dele e nunca mais aumentará a fortuna dele com meu dinheiro...
ResponderExcluirParabéns F3N1X, estou segui seu tuto e estou usando o libreoffice no fluxbox (Linuxmint), está show de bola!
Ah sim, no serviço, embora tenha office no PC da firma, não uso ele, pois instalei libreoffice também, e não preciso dos software trials para converter em pdf, pois o libreoffice faz isso na perfeição, sem as trajas dizendo que tú está usando de favor um programa para windows...
Estou recomeçando minha experiência com o Linux. Estou usando o Linux Mint. Minha dificuldade inicial foi com o LibreOffice em Inglês. Este tutorial me ajudou a "corrigir" o prblema. Valeu.
ResponderExcluirOlá, Rui, obrigado pela visita.
ResponderExcluirFicamos felizes que o tutorial tenha sido útil e boa sorte com o Mint.
Abraços.
Realmente o libreoffice é um lixo! Sou entusiasta dos softwares livres e código aberto, e também do histórico do staroffice, openoffice e libreoffice, mas a muitos anos estou tentando usá-los e eles realmente não dão conta do recado. Estou com o libreoffice 3. 4 e não tem um dia que precise usá-lo que o meu Ubuntu 11.04 não trava. Realmente uma façanha, conseguir travar o linux... na listas há pouca discussão sobre os problemas, mas enquanto essa instalbilidade durar, o projetos não vai ser alternativa aos softwares proprietários pagos.
ResponderExcluirSe realmente existe um problema, acho que as lista deveriam tratá-lo com mais prioridade. Afinal nem tudo é perfeito, mas podemos tornar lo cada vez melhor se resolvermos problemas como o seu.
ResponderExcluirObrigado pela visita, até a próxima!!
Obrigado pelo post, simples e direto!
ResponderExcluirNós que agradecemos Alex, pela sua visita e seu comentário. Continue nos acompanhando, tem muita coisa boa por aqui!
ResponderExcluirUm forte abraço, F3N1X
Tentei instalar o libreoffice, fazendo o que me informaram, ou seja, apagar openoffice. Agora, não tenho nada no meu sistema e o gerenciador Syaptic dá erro, não abre. Apresenta os erros:
ResponderExcluirE: Tipo 'http://download.tuxfamily.org/gericom/libreoffice' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/libreoffice.list
E: A lista de origens não pôde ser lida.
Configure as opções de repositórios para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.
Por favor ajude-me, passo-a-passo. Obrigado.
Calma Jadir vou tentar te ajudar. Qual a versão do Ubuntu você tem instalado?
ResponderExcluirPelo o que sei, essa nova versão do Ubuntu, há 12.04, já traz o LibreOffice instalado. Você até pode adicionar o repositório do LibreOffice para mante-lo sempre na última versão. Quando adicionamos o repositório do LibreOffice no Ubuntu 12.04, não é necessário remover nada, basta atualizar os pacotes com o comando abaixo:
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
Outra pergunta, esse repositório que você adicionou não é o mesmo que ensinei no tutorial acima, não é?
Fiz uma breve pesquisa Google, e acho que isso pode te ajudar: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=73428.0
Qualquer dúvida poste novamente que tento te ajudar, na medida do possível!