Como diz o ditado, "uma imagem vale mais que mil palavras". Nós blogueiros sabemos muito bem que quando fazemos algum tutorial, uma imagem pode fazer toda a diferença para que o leitor possa entender. E se no lugar de imagens, fossem colocados vídeos? Dependendo da complexidade do tutorial, facilitaria bastante.No Ubuntu (e no Linux em geral), temos a nossa disposição o Record My Desktop para ser possível criar vídeos com a gravação do que está sendo exibido na tela. A utilização não fica restrita apenas a criação de vídeo-tutoriais. Você que tem aquilo chato que fica dizendo que o Aero daquele outro sistema é tudo de bom, dá uma cutucada nele mostrando o Compiz em funcionamento, ou então mostra como é a interface do Linux para ele.
O programa é dividido em duas partes: Uma ferramenta em linha de comando que faz o trabalho sujo de captura e codificação, escrita em C. A segunda, é a interface gráfica escrita em Python com o pygtk ou o PyQt4.
A instalação no Ubuntu é bastante simples. Um simples
sudo apt-get install recordmydesktop
irá instalar o aplicativo que já poderá ser utilizado via linha de comando. Para instalar a interface gráfica, basta ir ao site oficial e selecionar o arquivo desejado, em gtk ou qt. Após baixada a interface, basta compilar de acordo com as instruções e ser feliz.
sudo apt-get install gtk-recordmydesktop
e então basta aproveitar para gravar quantos vídeos quiser, em formato .ogg e sair mostrando para seus amigos. Caso queria upar o vídeo em um site como o Youtube, será necessário realizar a conversão do mesmo, para um formato como .mpg ou .avi.
O Ubuntu tá mal assim? Pq no Fedora é só procurar por qt-recordmydesktop ou gtk-recordmydesktop pq ambos estão nos repositórios.
ResponderExcluirTem certeza que não estão nos repos do Ubuntu?
Abraços.
Enoooorme vacilo meu. Fui pelo lado mais dificil e nem procurei o lógico: Utilizar os repositórios. Editei o post para a maneira mais fácil, rápida e eficiente.
ResponderExcluirAbraços e obrigado pelo aviso!