Uma semana atrás surgiram rumores de que a Valve conhecida mundialmente por jogos como Half-Life, o mod Counter Strike, Portal, Left For Dead, entre outros games de sucesso, estaria migrando a plataforma Steam para o Linux. A Stem é uma plataforma para compra de jogos de modo digital, tentando diminuir a pirataria e oferecer um serviço prático e confiável. Atualmente a Steam conta com mais de 30 milhões de usuários, tendo média de 2 milhões de acessos por dia e possui mais de 1000 jogos em seu catálogo, sendo possivel criar uma rede on-line de amigos para jogar no mesmo servidor,etc.
Como de costume diz a lenda que Linux não tem jogos bons porque os estúdios nunca viram o sistema open-source como algo muito utilizado, de modo que fosse viável desenvolver jogos e conseguir uma boa margem de lucro do modo como acontece com o Windows.
Softwares como Wine( wine is not an emulator), Cedega, entre outros, sempre apresentaram resultados muito interessantes considerando a quantidade de tutoriais que se encontra pela web e a possibilidade de rodar jogos não nativos muitas vezes com uma taxa de frames por segundo superior.
Valve confirma os rumores
A Valve não só confirmou os rumores como apresentou uma imagem de Left for Dead 2 rodando nativo no Ubuntu 11.10, e confirmou outro rumor de que a Canonical estaria trabalhando em conjunto para trazer o Steam para o Linux.

Left for Dead 2 no Ubuntu 11.10
A Canonical realmente está em contato com a Valve e ambas as empresas estão trabalhando para que a vinda da Steam possa ocorrer da melhor forma possível.
Link para o vídeo do hangout no G+ sobre a Steam no Ubuntu 12.04
Eletronic Arts entra na jogada
Outro rumor foi de que a EA, famosa por jogos como Need for Speed, FIFA, Batlefield, entre outros, também estaria interessada em desenvolver jogos para Linux. A EA foi convidada para uma palestra de 15 minutos na UDS, para desenvolvedores do Ubuntu. Coisas boas devem surgir dessa palestra, e claro resta novamente aguardar e ver no que isso irá resultar.
Conclusão
Ao mesmo tempo que muita coisa boa pode mudar em termos de games para o Linux, muito do que se fala pode não passar de interesse e depois cair no esquecimento, mas vejo com bons olhos o envolvimentoda Valve junto com a Canonical, quem sabe isso não estimua outras empresas a desenvolverem jogos para Linux ? , e vocês oque acham que essa ideia vai longe ?
Espero que dê certo. Não sou de jogar no PC, mas com certeza comprarei alguns.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirDizem que o Steam está planejando lançar seu próprio console (ao estilo Playstation 3 e Xbox) e o sistema deste console seria baseado em linux.
ou seja.. disponibilizar jogos e todo o sistema de compra para o Linux é meio caminho andado para o desenvolvimento do videogame.
quando lançar, com certeza vou comprar uns jogos e deletar de vez o dualboot.