domingo, 19 de outubro de 2014

Debian volta a discutir sobre seu sistema de inicialização

O Comitê Técnico do Debian passou o começo do ano discutindo qual seria o novo sistema de inicialização, Systemd ou Upstart, quando acabaram escolhendo o primeiro. Agora, vários meses depois da discussão inicial, uma nova foi aberta. Os desenvolvedores agora discutem se, apesar de escolher o Systemd como padrão, desejam que os pacotes dos repositórios sejam dependentes dele ou não.

 O Systemd é amado e odiado porque o projeto acabou se expandindo além das tarefas necessárias, controlando outras áreas do sistema e, com isso, absorvendo outros softwares como o udev, por exemplo. O problema é que com isso muitos softwares estão se tornando dependentes do Systemd, dificultando a mudança para concorrentes como o Upstart. Um bom e grande exemplo de software que está se tornando dependente é o Gnome, que já inclui diversas integrações com o sistema de inicialização e seus muitos serviços.

Essa dependência, como alguns desenvolvedores sugerem, pode ser prejudicial para versões do Debian que não utilizam o Kernel Linux, único suportado pelo Systemd, como Debian GNU/Hurd e o Debian GNU/KFreeBSD. Além disso, as muitas distros baseadas no Debian acabariam também presas ao sistema de inicialização, tornando a distro uma base não tão atraente como é agora.

Logicamente as integrações do Systemd e de seus serviços com diversas áreas do sistema trazem otimizações interessantes para alguns casos, mas os desenvolvedores do Debian tem razão ao temer ficarem dependentes dele. A escolha que terá de ser feita é entre utilizar o Systemd e suas integrações ao sistema, o que faz dele uma opção interessante, ou não utilizar as integrações, tornando o sistema mais independente, mas reduzindo o Systemd ao nível dos concorrentes, ou até mais baixo.

Via Phoronix

4 comentários:

  1. http://debianfork.org/

    Já há um projeto para fazer um fork do Debian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Luiz.

      Já tinha visto essa iniciativa, até twittei o link no perfil do blog. Mas fica aí a menção de qualquer forma.

      Abraços.

      Excluir
  2. E usaria qual sistema de inicialização?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao Espaço Liberdade, Tomaz.

      A ideia é que use o Systemd mas que não seja dependente dele, permitindo que distros baseadas no Debian e até versões como o Debian Hurd troquem o sistema de inicialização sem maiores problemas.

      Abraços.

      Excluir