quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)


Foi lançada no último Domingo a mais nova versão da distribuição Debian, a 6.0 - denominada Squeeze. Como todo bom ex-usuário do Kurumin, eu não posso deixar de dar ao menos uma olhada em cada lançamento do Debian. Resolvi deixar de lado a versão Gnome, a qual normalmente eu testo, e parti para a versão KDE.




Um dos motivos de eu ter baixado a versão KDE é que o Debian Squeeze é o primeiro release denominado estável do Debian que tem o KDE 4. Apesar de não ser a última versão liberada - a última versão do KDE é a 4.6 e o Squeeze trás a versão 4.5, já é um grande avanço, uma vez que no lançamento anterior, os desenvolvedores do Debian preferiram permanecer no KDE 3.5. Mais vamos ao nosso Review.




O Novo Instalador


Muito foi falado sobre esse novo instalador do Debian Squeeze. Até onde eu me lembro, para instalar o Debian Lenny (versão anterior ao Squeeze) você precisa sofrer no instalador modo texto. Apesar de todo o mimimi sobre o instalador ser muito complicado e tudo mais, o processo de instalação foi a parte mais fácil de tudo o que é necessário para ter o Debian funcionando redondo.


Só um porém aqui. Ao particionar o HD, o Debian pergunta se quer colocar a pasta /home numa partição separada ou tudo junto (modo que curiosamente ele chama de "para iniciantes"). Eu tentei duas vezes sem sucesso dar boot numa instalação com /home separada e o X não subia nem com reza brava. Tive que ficar com tudo numa única partição para poder ter o Debian funcionando.


Voltar ao Menu

O Primeiro Boot


Você está acostumado com aqueles boots gráficos pomposos e cheios de purpurina do Fedora e do Ubuntu? Pois pode chorar. Por algum motivo que eu realmente desconheço, o pessoal do Debian manteve o boot em modo texto. Não que isso não tenha o seu charme para os nerds usuários experientes, mas o Plymouth não iria machucar os devs do Debian, não é?


Voltar ao Menu

Kernel totalmente livre


Conforme nós noticiamos há algum tempo, o Debian Squeeze foi lançado com um Kernel totalmente livre, sem firmwares com problemas de licença, como ocorre em diversas distribuições, como Ubuntu e Fedora. Para mim, o Kernel não afetou absolutamente nada, uma vez que todo o meu hardware foi reconhecido normalmente, inclusive meu modem 3G ZTE. Ponto positivo para a equipe do Debian.


Voltar ao Menu

Sofrimentos de um usuário Fedora


Eu dei uma sofrida grande para me "achar" no Debian Squeeze. Eu passei tanto tempo, mas tanto tempo só com o Fedora que eu simplesmente esqueci coisas básicas do mundos dos debs. E quando eu falo básicas, eu digo básicas mesmo. Eu precisei dar um "apt-get --help" para lembrar como o tal do apt-get funciona, e precisei dar uma surfada pela internet para alguém refrescar minha memória sobre o paradeiro do sources.list. Mais de uma vez durante esse tutorial, eu me peguei dando um "yum install" ou "yum purge". #vergonhaalheia para mim.


Voltar ao Menu

Nada de PackageKit


Eu achei que nunca mais teria que ver o Synaptic, no entanto, eu mais uma vez fui surpreendido pelo Debian. Enquanto o mundo GNU/Linux já passou pelo PackageKit e já está investindo numa "loja de aplicativos" unificada para todas as distribuições, o Debian Squeeze ainda nem pegou a fase do PackageKit. Isso mesmo: nada de Gnome PackageKit, nem de KPackageKit. Suas opções são o Synaptic ou o Apititude (modo texto). Reza a lenda de que o PackageKit começa a aparecer nos repositórios Unstable. Será?


Voltar ao Menu

Sem NetworkManager ou Wvdial


Tudo bem, eu posso viver sem um gerenciador de pacotes gráficos. Mas quando eu não vi o NetworkManager eu juro que senti um frio na barriga. A versão KDE (CD) não vem com o KnetworkManager ou NetworkManager em si.


Tudo bem, pensei eu, eu posso me virar com o wvdial mesmo. Mas esse é o problema: além de não trazer o NetworkManager, o Debian não trás o Wvdial por padrão também. Como assim?! Será que eles acham que todo usuário vai fazer como eu, baixar as dependências em outros sistema (no meu caso, o Fedora) através do site packages.debian.org? Ou será que os usuários Debian tem uma varinha de condão para se conectar a internet e eu não estou sabendo? Fiquei com essa dúvida na mente...


Voltar ao Menu

Iceweasel Vs Konqueror Vs Chromium


O Debian Squeeze KDE vem com dois navegadores: o IceWeasel (versão própria do Firefox) e o Konqueror. Que me desculpem aqueles que são fãs do Konqueror e do Iceweasel, mas juntando os dois não dá meio navegador #prontofalei.


Graças aos seus, os desenvolvedores do Debian foram bonzinhos e colocaram uma versão do Chromium nos repositórios. Uma versão muito antiga (uso a 11 no Fedora e a que vem no Debian é a 6...), mais ainda sim melhor que as opções que vem instaladas por padrão. É só executar:




su -c "apt-get install chromium-browser chromium-browser-l10n"



Voltar ao Menu

Sem o Amarok


Muita gente diz que eu falo demais. Ok, algumas vezes eu falo demais, mas não é sempre. Um desses casos de que o povo diz que eu falo demais é em relação ao Amarok 2. Entra versão, sai versão e aquela coisa não toma rumo, é sério. Depois de ver o Fedora 13 sem o Amarok, foi a vez de eu ver o Debian KDE sem o Amarok, trazendo o juK como player padrão.


Apesar dos desenvolvedores do Amarok acharem que estão absolutamente certos e que o mundo está errado, acho que é hora deles começarem a rever seus conceitos. Já ficaram de fora do Fedora e agora também não estão no release estável do Debian, trocados pelo limitadíssimo juK.


Voltar ao Menu

Deixando o KDE e o Iceweasel em Português


A versão que eu baixei do Debian Squeeze não vinha com o nosso querido idioma instalado no KDE. Foi necessário instalar um pacote para fazer esse trabalho. Vamos ao comando:
su -c "apt-get install kde-l10n-ptbr iceweasel-l10n-pt-br"

Depois basta ir em Menu > Configurações do Sistema > Regional e Idioma. Na janela que vai se abrir, clique em Adicionar Idioma, e adicione o português brasileiro. Depois de reiniciar o X (logoff/login) o idioma estará alterado. No caso do Iceweasel, ao fechar e abrir novamente o programa (mais conhecido como reiniciar...), o idioma estará alterado.

Voltar ao Menu

Instalando o Plymouth


Como vocês sabem, o Debian não vem com o Plymouth instalado, muito menos configurado. Para instalar o plymouth, execute o seguinte comando:



su -c "apt-get install plymouth"

O comando acima irá instalar o plymouth e todos os temas disponíveis. Agora chegou a parte triste: configurar. Como root, abra o arquivo /etc/default/grub, depois procure pela linha #GRUB_GFXMODE=640x480 e descomente a mesma (remova o '#' do inicio da linha). Depois disso, altere a resolução para a correta, no seu monitor. Procure também pela linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet" e adicione a palavra "splash", a linha ficará assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash". Depois disso atualize o grub:



su -c "update-grub"

Se estiver usando o Grub2:



su -c "update-grub2"

Depois disso, apenas aplique o tema desejado no plymouth. O comando abaixo aplica o tema e "gera" novamente o initrd (creio que não preciso mencionar que você precisa trocar a palavra TEMA pelo tema desejado, não é?):



su -c "plymouth-set-default-theme TEMA --rebuild-initrd"

Tentem reiniciar. Caso o tema ainda não apareça, vamos direto a fonte. Abra o arquivo /boot/grub/grub.cfg e adicione as palavras "vga=791 splash" ao final da linha do Kernel. O meu por aqui ficou assim:



/boot/vmlinuz-2.6.32-5-686 root=UUID=3a3f9a44-5679-410e-b74f-964b0e528646 ro  quiet vga=791 splash

Recomendo que vocês deem uma olhada no tema SpaceFun do Plymouth, já que o mesmo faz parte do artwork dessa versão do Debian. Meio infantil, mas legal.

Voltar ao Menu

Instalando os Codecs


Como na maioria das distribuições, para ter o Debian Squeeze funcionando com aquela sua música em formato mp3, é necessário adicionar um repositório extra-oficial onde ficam os pacotes necessários. No caso do Debian, o repositório é o debian-multimedia. Abra o arquivo /etc/apt/sources.list e adicione a seguinte linha:



deb http://www.debian-multimedia.org squeeze main non-free

Depois é só rodar o comando:




su -c "apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly ffmpeg sox vorbis-tools lame lame-extras faad w32codecs libdvdcss2"



Voltar ao Menu

Instalando Driver Nvidia


Vou confessar que eu fiquei com um dedinho de inveja do Debian nessa questão. Até eles estão trazendo os drivers Nvidia no repositório oficial e o Fedora não...


A instalação do driver nvidia é um pouco "delicada". Primeiro vamos instalar:




su -c "apt-get install nvidia-glx nvidia-xconfig nvidia-kernel-common nvidia-kernel-`uname -r`"



Depois disso, precisamos gerar novamente o xorg.conf usando o comando "nvidia-xconfig". No entanto, o comando é meio ruim, e acaba "comendo" algumas configurações do seu xorg.conf, principalmente em relação a configuração de teclados. Por isso, antes de executar o comando, vamos fazer um backup. Após rodar o comando "nvidia-xconfig", compare o xorg.conf gerado com o xorg.conf-backup que criamos. Caso alguma parte tenha sido apagada, coloque-a de volta.




su -
cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf-backup
nvidia-xconfig



Antes de falar o que é feito depois desse comando, eu resolvi postar o que você deve fazer caso tudo dê errado ao reiniciar o X. Bom, esse método que eu vou colocar é meu, não tem nada de oficial ou de bonitinho nele, mas sempre funcionou comigo. Se ao tentar reiniciar o servidor gráfico, ele não voltar e você cair no modo texto, aí vai a minha solução.




su  -
rm -Rf /etc/X11/xorg.conf
reboot



O comando acima faz você se logar como root, depois remove o xorg.conf defeituoso e, após isso, reinicia seu sistema. SÓ EXECUTE ESSE COMANDO APÓS REINICIAR SEU COMPUTADOR APÓS A INSTALAÇÃO DO DRIVER NVIDIA, já que, em alguns casos, o driver nvidia instala uma versão diferente do Kernel e você precisa dar boot com aquele Kernel para que tudo funcione. Você foi avisado.


Após instalar o driver Nvidia - após executar o comando "nvidia-xconfig", você precisa reiniciar o servidor gráfico. Vamos lá:




su -
/etc/init.d/kdm restart



Voltar ao Menu

Quer melhorar o post? Tem aquela dica sobre o Debian que só você sabe? Compartilhe conosco! Esse post sobre o Debian Squeeze está num tópico do nosso novo parceiro, Linux Total, onde você pode adicionar sua própria dica, observar e comentar. Não deixe de passar por lá!


Tópico do Post: http://www.linuxtotal.org/viewtopic.php?f=56&t=1422



Fontes:


http://wiki.debian.org/MultimediaCodecs
http://wiki.debian.org/plymouth
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-e-alterando-o-tema-do-Plymouth-no-Debian

Nenhum comentário:

Postar um comentário