terça-feira, 17 de maio de 2011

Review do notebook Acer Aspire 5741-5991

E aí gente, beleza? Caso não tenham percebido, eu fiquei sem postar no Espaço Liberdade nas últimas duas semanas, mas isso teve um motivo: meu velho computador Athlon XP partiu dessa pra melhor e, então, aproveitei a deixa para comprar um notebook, o qual apresento a vocês agora.




Senta que lá vem história...


Meu primeiro computador foi um 386 da Itautec que meu pai comprou de um amigo que trabalhava no banco lá em 1997; fiquei com ele até meados de 2003, quando, ao fazer um curso de informática em minha cidade, o pessoal da escola estava vendendo micros "populares" - antes mesmo deste conceito existir - e pude comprar meu Athlon XP, na época top de linha, com seu HD de 40 GB e seus 256MB de memória DDR. O tempo passou e o micro foi sendo atualizado, eu descobri o Linux e, apesar de ele já estar velho para os padrões atuais da informática, ele supria a todas as minhas necessidades.


Em Março, porém, ele começou a dar sinais do tempo: um belo dia, eu estava utilizando o micro normalmente quando algo improvável de acontecer no Linux aconteceu: a tela congelou, sendo que nem o ponteiro do mouse se mexia. Desconfiei que fosse memória, passei o Memtest 86+ e ele acusou vários erros. Senti que a vida útil do computador estava chegando ao fim. Eu poderia comprar um par de pentes no Mercadfo Livre, mas não valeria a pena, ante a avançada idade do bicho. O tempo passou e ele voltou a funcionar normalmente. Em Abril, nova pane. Dessa vez, tive que abrir o gabinete e resetar a BIOS - ele congelava até no Setup! - e, em Maio, veio a pane definitiva: mesmo resetando a BIOS, ele não iniciava, nem bipava às vezes. Há alguns dias, eu tentei ligá-lo e nenhuma luz acendeu no gabinete. Era o fim.


Assim, eu precisava de um novo micro o mais rápido possível, mas qual escolher? Por recomendação do meu irmão, já que estou na faculdade, decidi que um notebook poderia ser uma boa, afinal eu poderia levá-lo para o campus sempre que necessário. Certo, mas qual escolher?


Dei uma rápida olhada nas lojas do centro da cidade e, de cara, logo descartei a possibilidade de fazer qualquer negócio, afinal, por aqui só temos micros da Positivo, da Intelbras, da CCE e de outras marcas de segunda vendidas a preço de primeira linha. Decidi, então, ir a um famoso hipermercado de minha cidade e ver se havia algo melhor. Felizmente, lá havia boas opções: um laptop da Acer com processador Athlon X2 e placa de vídeo da ATI e outro da HP com processador Intel Core i3 e placa de vídeo da Intel, ambos na mesma faixa de preço: R$ 1400,00. Perguntei, então, de um micro da faculdade, ao pessoal do fórum GDH qual seria a melhor opção. Apesar de o micro da Acer ter uma Radeon, eles foram unânimes em sugerir a opção da HP. Ok, pensei, vai ser melhor, afinal, o note vai casar com minha multifuncional que é da mesma marca. Levantei o montante e, duas semanas depois, fui lá com o meu pai para buscar o micro - acredite: não dá pra trazer de ônibus.


Chegando lá, compra acertada quando houve um imprevisto: a moça havia se enganado no pedido e pediu para refazê-lo. Foi quando descobri que o preço do HP havia subido para quase R$ 1600,00, impossibilitando a compra. Mandei meu pai sair da fila do caixa e ficamos discutindo que micro levar por aquele valor. Foi aí que o supervisor dos vendedores soltou a pérola: "Olha, por esse valor tem esse aqui da CCE, só que ele vem com Linux".


Neste instante, percebi o despreparo e a alienação dos vendedores ante ao cenário de software livre: todos sabemos que o Linux está cada vez mais amigável, intuitivo e fácil de usar, porém nas lojas ele ainda é tratado como se fosse um problema, um ponto negativo, uma limitação. Por que dizer "só que ele vem com Linux" ou "mas ele vem com Linux" e não "e ele vem com Linux"? De qualquer forma, não levei aquele micro, afinal, se quisesse um micro da CCE, não teria ido até aquele local.


Estava decidido a levar o Athlon quando vi que, ao seu lado, havia outro notebook da Acer, do mesmo tamanho, com as mesmas especificações e com o mesmo preço do outro, mas com o processador i3 do HP. Perguntei se poderia levar aquele. A vendedora pesquisou e disse que só havia aquela peça do mostruário. Como o chefe dos vendedores disse que a peça estava nova, tendo sido ligada apenas poucas vezes, aceitei levar aquela mesmo e, agora, tenho um novo micro potente para os próximos 5 ou 6 anos.



Características


A maior vantagem que posso citar do laptop é: ele é silencioso. Sério: mesmo quando ligado, ele não faz barulho algum e, além disso, ele é rápido, principalmente para copiar ou mover arquivos mas, chega de conversa e vamos às especificações: o note tem um processador Core i3 350M (2,26GHz, 3MB cache L3), placa gráfica da Intel, tela LED LCD de 15,6", 3GB de memória DDR3, HD de 320GB, bateria de 6 células, drive de DVD e todo tipo de conector que você possa imaginar: 3 portas USB, rede, VGA, HDMI, fone de ouvido, leitor de cartões, microfone e webcam. Além disso, o trackpad é sensível e o teclado é macio e tem um teclado numérico. Seu único ponto negativo é vir com o Windows 7 Home Basic.


Eu seio que o Espaço Liberdade não se interessa em publicar reviews de softwares proprietários, mas eu gostaria de deixar minhas impressões. Primeiro, por ser um micro de mostruário, eu não tive a oportunidade de ler e aceitar ou recusar a licença do sistema operacional: alguém já a havia aceito para mim (e até colocado uma pasta com alguns MP3 na área de trabalho, a qual deletei prontamente). Segundo, para quem está acostumado com o Linux, algumas coisas são estranhas ou duvidosas no mundo proprietário: para começar, é claro que a Acer colocou vários joguinhos instalados no sistema, segundo ela colocou uma versão de testes do McAfee Internet Security Suite que, ao ligar o micro, já exibe um aviso em vermelho com letras garrafais dizendo que o computador está em risco e que é necessário ativar a suíte - que já deve ter sido descontinuada. Em minha opinião, esse tipo de aviso assusta o usuário final que não tem muita intimidade com os computadores e é totalmente desnecessário.


Mas a maior piada foi a suíte de escritório que eles colocaram no micro: a Acer resolveu colocar o Office 2010 Starter. Conforme você pode ler aqui, esta é uma versão reduzida da suíte de escritório da Microsoft, gratuita para fabricantes, que vem apenas com o Word e o Excel em versões com funcionalidades reduzidas, ou seja, para mim, que sou universitário, é algo inútil, pois ela não vem com uma ferramenta de apresentação de slides, que é muito exigida, e dentre as funcionalidades reduzidas do Word está a impossibilidade de se criar índices - como vou digitar um trabalho assim? Achei isso um completo desserviço que apenas fará com que os compradores instalem versões piratas da ferramenta: eles bem que poderiam ter colocado o OpenOffice.org, que também é gratuito e oferece uma funcionalidade completa. Além disso, o laptop não vem com a mídia do sistema operacional, ou seja, se um vírus exigir a reformatação da máquina... (update: descobri que é só apertar Alt + F10 durante o boot)



Compatibilidade com Linux


Primeiro, eu testei o notebook com o live-cd do Ubuntu 10.04, que é a versão mais recente que tenho. O sistema da Canonical reconheceu todo o hardware sem problemas e até os efeitos de desktop 3D mais avançados puderam ser executados numa boa. A placa wireless da Broadcom não foi reconhecida de imediato, mas o próprio sistema exibiu um ícone no painel superior do GNOME avisando que o driver proprietário estava disponível para download. Baixei e a placa começou a funcionar. Um ponto negativo é que, ao ser executado do live-cd, a base do notebook tem algumas trepidações quando o CD está rodandonenpercebe-se um leve aquecimento do mesmo. Cabe salientar que a versão testada é de 32-bit.


 


Se você tiver um notebook como esse, ao instalar o Linux, atente para o fato de que o HD possui uma partição oculta de cerca de 12GB logo em seu início: você não deve apagar essa partição, pois nela estão os arquivos de recuperação do sistema operacional que veio com a máquina, o que pode ser útil em caso de panes ou de emergências e, se você vai fazer dual boot, preserve também a partição SYSTEM RESERVED, ou seja, EVITE USAR O PARTICIONAMENTO AUTOMÁTICO!!!



Coisas a fazer


Para desespero do Cleiton, não vou apagar o Windows por enquanto, afinal estou me encaminhando para o final do semestre e devo ficar concentrado na matéria da faculdade; vou esperar o lançamento das novas versões das distros mainstream, em especial, talvez o novo Fedora, que será lançado semana que vem. Mas há um motivo especial para eu manter, por enquanto, o Windows no note: semana que vem, eu vou postar aqui uma comparação imparcial e exclusiva entre Windows e Linux que poderá surpreendê-lo, pois vou analisar criticamente o Windows pelo olhar de um usuário de Linux. Por enquanto, minha prioridade é comprar uma mochila e um teclado e um mouse USB para colocar o laptop em uma posição mais alta, senão vou ficar com problema de coluna (atualização: já comprei um teclado USB e estou utilizando o trackpad do notebook.



Conclusão


O Acer Aspire 5794-7991 é um micro potente e silencioso, com um preço acessível para quem precisa de um computador para básicas ou médias e não abre mão da mobilidade do século XXI. E você, qual sua opinião? Escreva nos comentários.

8 comentários:

  1. Fala aí André, tudo bem?
    Obrigado por me aceitar aqui no seu blog.
    Bem, estive lendo sobre sua aquisição (note Acer), parabéns pela aquisição. Tenho amigos pesquisadores (doutorandos) que também fizeram como você e decidiram por esta máquina. Mas também li no seu texto que você descartou de imediato a possibilidade de comprar umnote CCE. Calma!!!! Deixe-me explicar. Eu comprei um note CCE da linha Win, e posso te afirmar que fiz um bom negócio, assim como vários alunos de mestrado e doutorado aqui do laboratório. Isso já faz 3 anos e ainda não tivemos problemas com as máquinas. Todas funcionando perfeitamente e sem idas à assistência técnica. A sua escolha deve estar ligada a informação de que a CCE produziu a linha WIN através de uma empresa que não está mais produzindo para a CCE. Ou seja, estes novos Notes que a CCE está colocando no mercado já não estão tão bons como os da linha Win.

    Eu gostaria muito de instalar o Linux em meu desktop para aprender a usá-lo, mas tenho certos receios: primeiro, os programas que usamos no laboratório para estatísticas, construção de gráficos ( Graphpad Prism softwear) não serão compatíveis, bem como outros programas necessários aqui no lab. Mas mesmo assim eu gostaria de tentar usar o Linux. Que conselhos você pode me oferecer?
    Posso ter os dois sistemas instalados no meu PC, assim como vc fez no seu note e usar um ou outro quando precisar?

    Abraços, Lin

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lin!

    Obrigado por postar seu comentário, mas o blogue não é meu, sou apenas colunista. De qualquer forma, seja bem-vindo.

    Minha recusa sobre a CCE se baseia em diversas opiniões de fóruns especializados que não recomendam a utilização destas marcas cuja qualidade é duvidosa. Quanto ao seu desejo de aprender Linux, ele é muito saudável e, sim, você pode mantê-lo junto ao Windows. Para isso, basta diminuir o tamanho da partição do Windows e instalar o sistema no novo espaço livre. Pesquise por Dual Boot - eu falaria aqui, mas o post ficaria muito extenso. Acredite: é fácil. Boa sorte e, o que precisar, estamos aqui.

    ResponderExcluir
  3. Comprei um STI IS 1462 em 2009. Ele vem com um Chipset VIA que de início me deu um boa dor de cabeça para poder funcionar com o Linux. Diversos cheatcodes para poder dar um boot via livecd, mas hoje já é tranquilo porque ja sei a "manha".

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, se o HP que voce ia comprar era da série G42 devo chama-lo de sortudo e dizer que você pulou uma fogueira das grandes.
    AS VEZES nao encontramos informações neutras em forums. A galera indica produtos pela marca. A HP já não é mais a mesma, e esses produtos da série G42 estão causando dor de cabeça aos usuários... sem falar no descaso por parte da HP no momento de oferecer correções e suporte.

    Parabens pela compra! :-)

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, a gente vai aprendendo com o tempo. Meu chipset é Intel e, aparentemente, tudo funciona como deveria. Vou esperar o novo Fedora pra ver como o GNOME 3 se comporta.

    ResponderExcluir
  6. Realmente não sei qual é a série.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da matéria estou aguardando o review do linux vs windows nele, mesmo achando que ele vai rodar bem os 2.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho u HP G42-372BR e está funcionando sem nenhum problema,
    Tanto no win 7 64bits, quanto no ubuntu 11.10! E eu rodo varios jogos pesados no win7!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir