quarta-feira, 1 de junho de 2011

Review e Tutorial Fedora 15 "Lovelock"

Na última semana tivemos um dos lançamentos mais esperados do mundo GNU/Linux, o lançamento do Fedora 15. Enquanto muitas distros preferiram assumir uma postura "conservadora" em relação a adoção do Gnome 3 (alguns até disseram que o lançamento da nova versão do ambiente gráfico seria adiado novamente), o Fedora manteve sua postura inovadora e entrou "de cabeça" no Gnome 3. Além disso, ainda trouxe o Systemd, substituindo o tradicional upstart, opção de Firewall dinâmico e muitas atualizaçṍes de pacotes, como a mudança do OpenOffice para o LibreOffice e a atualização para o Firefox 4.






Alguém viu o time de design do Fedora por aí?


Bom, está ficando chato. De verdade. Acho que a única coisa dentro do Fedora que me deixa realmente PUTO da vida (com o perdão do termo) é o time de design e dessas vez eles capricharam. O visual que você vai encontrar no Fedora Desktop (versão padrão, que vem com o Gnome) é basicamente o que você encontrará se baixar o Gnome 3 dos servidores da Gnome Foundation e compilá-lo. Ah, é claro. Tem o passarinho no papel de parede para diferenciar... ¬¬


Desde o papel de parede, passando pelo tema do Shell, seguindo pelo tema do GTK3 e das janelas, chegando - vejam só - aos ícones. Tudo é o padrão do Gnome 3.A explicação oficial para o fato lamentável é que desejavam apresentar o Gnome 3 sem alterações, para o usuário ter a possibilidade de se acostumar e seguir a documentação do Gnome sem se confundir.


Como foi dito anteriormente, o papel de parede padrão é o mesmo do Gnome 3, só que tem uns passarinhos no canto inferior direito para disfarçar. O pacote de papéis de parede adicionais não está disponível, pois parece que não houveram submissões com qualidade suficiente. Enfim, lembre-se que a primeira coisa que você vai fazer no seu Fedora 15 é trocar o papel de parede.


Voltar ao Menu ^



Gnome-Tweak-Tool, meu amor!


Gnome-Tweak-Tool, guarde esse nome. Esse é o aplicativo que será seu braço direito dentro do Fedora 15 para alterar muitas coisas, como o tema GTK e a decoração das janelas, além do tema do Shell. Você pode também retornar com os botões Maximizar e Minimizar, recolocar os ícones na sua área de trabalho e muito mais. Tudo o que foi retirado ou não foi criado para o Centro de Controle do Gnome 3, foi colocado no Gnome-tweak-tool, por isso, instale-o assim que possível.



su -c "yum install gnome-tweak-tool"

Voltar ao Menu ^



Sem LibreOffice por padrão?!


Isso mesmo, por questões de espaço no CD, o LibreOffice não vem por padrão no LiveCD, somente na versão DVD. Anteriormente, a comunidade brasileira mantinha a Spin BrOffice.org, um LiveCD que já vinha com o BrOffice instalado. No entanto, com a chegada do LibreOffice, a Spin se tornou desnecessária e foi descontinuada. O ponto negativo é que os usuários brasileiros ficaram sem a versão LiveCD com suíte de escritório.


Felizmente, não é muito trabalhoso instalar o LibreOffice:



su -c "yum install libreoffice-calc libreoffice-writer libreoffice-impress libreoffice-langpack-pt-br libreoffice-pdfimporter"

Voltar ao Menu ^



Nouveau3D por padrão


Desde a versão 13, o Fedora vinha com o driver Gallium, que acrescentava aceleração 3D ao driver Nouveau. Isso quer dizer que o Fedora foi uma das primeiras distros a adotar um driver de código aberto com acelaração 3D para placas Nvidia.


Agora, na versão 15, o Fedora avança novamente e trás esse driver com aceleração 3D por padrão na distro. Só que dessa vez, foi mais necessidade que inovação, já que o Gnome Shell precisa de alguma acelaração 3D. Infelizmente, o driver não chega ao nível do driver oficial da Nvidia, mas se você não utiliza a máquina para jogos, o Nouveau3D pode suprir sua necessidade.


E, é claro, o driver proprietário da Nvidia (o oficial) está disponível nos repositórios RPMFusion.


Voltar ao Menu ^



E o Gnome 3?


Na minha humilde opinião, o Gnome 3 está a frente do Gnome 2. E não estou falando do número da versão, falo de funcionalidade. Ao utilizar os primeiros dias, você vai estranhar bastante, mas com o passar do tempo nota que algumas mudanças que, num primeiro momento, parecem absurdas (como a remoção dos botões minimizar e maximizar, a ausência de uma barra de tarefas e de um menu tradicional, por exemplo) fazem bastante sentido e você consegue viver naturalmente com elas. Dependendo do seu tempo usando o Gnome 3, vai notar que você vai sentir falta das mesmas enquanto estiver usando o Gnome 2 ou outro ambiente gráfico.


Obviamente ele é uma grande alteração e muita gente não deve trocar suas máquinas de produção agora. E eu até entendo e concordo. Utilizem o Gnome 3 em seu tempo livre, numa máquina secundária e se acostumem ao novo estilo do mesmo. Depois disso, e só depois, pensem em alterar a sua máquina de produação.


Voltar ao Menu ^



CADÊ OS MEUS APPLETS?


Eu não gostava, mas tem muita gente que utilizava tantos applets no Gnome 2 que o painel mais parecia uma árvore de natal e o Gnome 3 não dá suporte a esses applets. Seu mundo caiu? Calma, meu amigo.


Se o suporte aos antigos applets não está mais presente, o Gnome Shell trouxe a possibilidade da criação de extensões que, projetadas corretamente, podem fazer o mesmo trabalho. Não existem muitas nos repositórios (lembrem-se que o Gnome 2 tinha quase 10 anos e o Gnome 3 tem só 2 meses), mas as que já existem são bem legais.


Voltar ao Menu ^



Extensões? Hum... Fala mais


É isso mesmo, o Gnome Shell suporta extensões. Existem algumas disponíveis nos repositórios do Fedora e a espectativa é que apareçam muitas outras com o passar do tempo. Na verdade, até umas semanas atrás não haviam extensões e hoje já temos um pequeno número disponível.


Entre as principais, podemos destacar a extensão que adiciona a possibilidade de alteração do tema do Gnome-Shell, a extensão driver, que mostra os dispositivos removíveis presentes em sua máquina, o menu alternativo, que retorna com as opções de reiniciar e desligar.


Voltar ao Menu ^



Deixando o Gnome 3 em português


Essa pode parecer muito básica, mas tem muita gente tendo dificuldades nisso, já vi, inclusive, reclamações em fóruns quanto a isso. No Gnome 2 (Fedora 14) a opção ficava diretamente no login. Agora, no Gnome 3 (Fedora 15), essa opção fica escondida nas Configurações do Sistema (System Settings). Para mudar para o português, clique no seu nome de usuário (ou no nome de usuário do LiveCD, no canto superior direito) e, no menu que irá aparecer, clique em System Settings (ou Configurações do Sistema). Na janela que será aberta, clique em Region and Language (item com ícone de bandeira). Na tela que será aberta, selecione o idioma português brasileiro. Na mesma tela, é possível alterar o layout do teclado.


Voltar ao Menu ^



Driver para placas de vídeo AMD no RPMFusion


Outra adição interessante, essa no repositório não oficial, é o driver proprietário para placas de vídeo AMD. Antes os usuários só tinham a opção de instalar o arquivo através do binário. Para instalar:



su -c "yum install akmod-catalyst"

Um detalhe muito importante: Existem bugs abertos no bugzilla do Fedora que relatam incompatibilidade entre o driver da AMD e o Gnome-Shell. Ao que parece, mesmo depois da instalação do driver e com a aceleração 3D funcionando, o Gnome 3 continua sendo carregado com a interface "FallBack". Ainda não existe correção para o bug. :(

Voltar ao Menu ^



Instalando o driver Nvidia Proprietário


Para instalar o driver proprietário da Nvidia, você vai precisar instalar o repositório RPMFusion.

Se você tem uma placa de vídeo Nvidia GForce 6 ou mais recente:
su -c "yum install kmod-nvidia"

Se você tem uma placa de vídeo Nvidia 5 (série Fx):
su -c "yum install kmod-nvidia-173xx"

Se você tem uma placa de vídeo Nvidia GForce 2 até a 4:
su - "yum install kmod-nvidia-96xx"

obs: Se você não sabe o modelo da sua placa de vídeo, rode o comando no terminal: lspci | grep VGA

Fonte: http://rpmfusion.org/Howto/nVidia

Voltar ao Menu ^



Firefox 4: Uma excelente mudança


Eu brinco com meus amigos próximos que a principal adição do Fedora 15 não foi nem o Gnome 3, nem o Systemd, foi o Firefox 4. Que me desculpem os que gostavam, mas o Firefox 3 era uma coisa bizarra e me fazia instalar o Chromium na primeira oportunidade. Ao contrário, o Firefox 4 é um excelente navegador, com bom suporte a novas tecnologias e com suporte as boas e velhas extensões.


Voltar ao Menu ^



Firefox 5: Já disponível extra-oficialmente


O Fedora 15 veio (e vem) por padrão com o Firefox 4 instalado. Mas, como o Firefox 5 já foi lançado, a atualização já está presente nos repositórios. É só atualizar seu sistema e ser feliz. ;)

Voltar ao Menu ^



Instalando Repositórios RPMFusion


Todos sabem que a instalação dos repositórios RPMFusion é algo básico para se ter algumas opções a mais, aquelas funções que o Fedora não pode fornecer por questões de filosofia e, algumas vezes, questões até de nível legal. Para instalar:



su -c "rpm -ivh http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm"

su -c "rpm -ivh http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm"

Voltar ao Menu ^



Instalando Codecs Proprietários


Se você não consegue colocar aquela sua velha coleção para padrões abertos (.ogg, por exemplo) e insiste em deixá-la em mp3, você vai precisar de codecs extras. O mesmo vale para aquele seu vídeo em .wmv, avi e outros da mesma tribo. Para instalar:



su -c "yum install gstreamer gstreamer-plugins-base gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free  gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-base gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg libmad   libmatroska lsdvd xine-lib-extras xine-lib-extras-nonfree xine-lib-pulseaudio xine-lib-extras-freeworld faad2 faac libdca compat-libstdc++-33 compat-libstdc++-296"

Voltar ao Menu ^



Chromium Estável


Se você é usuário do Chromium, agora tem a possibilidade de utilizar a versão estável (agradeçam ao Spot por isso). Para instalar:



su -

cd /etc/yum.repos.d/

wget -c http://repos.fedorapeople.org/repos/spot/chromium-stable/fedora-chromium-stable.repo

yum install chromium

Voltar ao Menu ^



Neutrino: Facilitando a personalização


Eu sei que é feio falar do que você mesmo faz, mas creio que é por uma boa causa. O Neutrino é um programa para pós-instalação do Fedora, facilitando a instalação de Codecs, driver Nvidia, Driver Catalyst, Java (JRE), navegador Chromium e muito mais. Para testar:


http://cleitonlima.com.br/neutrino-project


Voltar ao Menu ^

Nenhum comentário:

Postar um comentário