quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Audacious, player leve e poderoso

Acho que todos que usam Linux desde a época do Kurumin lembra do Audacious. Naquela época, o player foi uma continuação do Xmms, que foi abandonado por seus desenvolvedores e tinha como principal atrativo ser parecido com o Winamp (alguém ainda usa isso?), um player famoso na época que iTunes não existia e o Windows Media Player era pior do que atualmente. Ele acompanhava também o Big Linux 4.2, mas depois que eu fui embora desse mundo dos debs, nunca mais ouvi falar dele. Mas não é que ele está vivo?!





[caption id="attachment_4621" align="aligncenter" width="300" caption="Interface do Audacious 3.0.2, no Fedora 16 Beta"][/caption]


Acrescento a frase do último parágrafo: mais vivo que muito projeto por aí. Conforme eu falei algumas semanas atrás, estou mudando meu Desktop para um ambiente mais leve e isso deve ser também para os programas que utilizo. Não dá pra colocar o Lxde e permanecer utilizando o Firefox e o Rhythmbox, por exemplo. Depois de testar algumas opções bem loucas (merece até uma outra postagem...), me voltei ao Audacious, muito mais por respeito a sua memória que esperando algo bom. E foi aí que ele me surpreendeu.


A interface GTK do player é realmente muito boa, apesar de não ser boa para coleções muito grandes. A interface estilo Winamp continua disponível, mas já não é a padrão. Tocando músicas, o Audacious consome impressionantes 18MB de memória, o que não é nada para o visual que ele tem atualmente e para todas as suas funções.


Quem acha que, consumindo esse pouco de memória, ele é mais um daqueles players meia boca que andam por aí, você está muito enganado. Ele abre listas de reprodução, reproduz CDs, tem um equalizador e pode mostrar aquelas visualizações típicas do Winamp e do WMP. Conheço muitos players por aí que se dizem completos e não fazem isso tudo. ;)


Outra coisa que me surpreendeu foi a organização do projeto. A página inicial pode não demonstrar, mas eles tem um fórum pequeno, mas organizado e as traduções podem ser feitas no Transifex, mesmo local que abriga as traduções do Fedora Project.


Para instalá-lo no Fedora:




su -c "audacious audacious-plugins-freeworld-mp3"



O Audacious me surpreendeu pelos avanços alcançados e pela organização do desenvolvimento. Não é fácil um player que nasceu para ser parecido com o Winamp se reinventar da forma como ele fez, com uma interface nova. Se você não conhece o Audacious, um já o conhece de outros carnavais, ele merece um teste.

4 comentários:

  1. kleberson ventura19 outubro, 2011 09:29

    Eu sempre utilizei ele, não como pleyer padrão, mas como reprodutor padrão pra abrir arquivos áudios nas pasta, justamente por ele ser leve.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,

    Eu também sou usuário antigo do audacious, do tempo do Kurumin e Big Linux.
    Recentemente migrei pro Linux Mint 12 64bits e o audacious que instalei pelos repositórios foi o 3.1.
    O problema é que há alguns bugs, como os arquivos .cue que ele está lendo de forma maluca e inconstante, além de não ser compatível totalmente com o covergloobus (não atualiza as capas dos discos).
    Bom, depois dessa ladainha toda, queria saber de ti se há uma forma de fazer a versão anterior do audacious, uma 2.x rodar aqui no Mint 12 64bits, pq ele era redondo e fazia tudo o que eu queria.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, não sei se vai dar certo, mas adianto que não será fácil. Um 'downgrade' nesse estilo, só removendo os pacotes do Audacious e instalando de uma versão anterior do Ubuntu, já que você está no Mint. Pode utilizar o próprio site do Ubuntu pra procurar: http://packages.ubuntu.com/

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Desinstala, baixa o fonte da versao 2.x e compila(configure, make, make install).
    Sempre usei ele e nunca tive problemas, uso no mint 14, mas nao uso arquivos .cue.

    ResponderExcluir