segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Hotot, cliente de microblogging leve e poderoso

Desde que o Twitter foi lançado, muitas pessoas escolheram utilizá-lo através de aplicativos, em detrimento da interface web. Na verdade, são poucas as pessoas que conheço que utilizam o próprio site do Twitter. No Linux, nós temos algumas opções como o TweetDeck (que deixará de ter suporte, já que o Adobe Air para Linux foi descontinuado), o Gwibber e o Pino, esse último com desenvolvimento muito  lento.


Nesse cenário, em 2009, começou o desenvolvimento do Hotot, com o objetivo de ser um cliente de microblogging flexível e leve. Atualmente, a versão é a 0.9.9, mas ainda não existe um lançamento oficial. Como isso nunca impediu o Fedora de nada, ele já está nos repositórios tanto do Fedora 15, quanto do Fedora 16 alfa.





[caption id="attachment_4574" align="aligncenter" width="201"] Janela do Hotot[/caption]

 O Hotot é consideravelmente mais leve que a maioria das opções que nós temos para Linux, sem perder em nada em termos de recursos. Ele suporta contas do Identi.ca e do Twitter, tem suporte a temas, extensões, upload de imagens (twitpic, etc), encurtadores de url (inclusive personalizados).


Quanto ao suporte, eu posso compará-lo ao Pino, que era meu predileto, o que daria um empate. Numa comparação com uma alternativa com desenvolvimento em estado mais avançado e ativo, como o Gwibber, ele perde feio. No entanto, pra mim, e pra uma grande maioria, ele é mais que suficiente.


A experiência visual dele é algo absolutamente a parte, o único que podemos, com algum esforço, a nova versão do Gwibber. O tema é muito agradável e clean, a transição entre as seções (Home, Mentions, perfil, etc) é realizada com efeitos bem legais (que podem ser desabilitados). Enfim, um aplicativo raro de se encontrar no Linux.


O Hotot é uma excelente opção para aqueles que não desejam utilizar a interface web do Twitter, mas também não querem um aplicativo pesado atrapalhando na área de trabalho. Ele é bem completo, a única ausência importante é a possibilidade de usar duas contas ao mesmo tempo numa mesma janela do aplicativo (é possível rodar outra conta numa numa execução do Hotot, sem fechar uma já em execução).  Enfim, eu recomendo o Hotot.

2 comentários:

  1. Ele está em estágio Alpha, e também vc pode usar ele no chrome.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Anderson. Existe sim uma extensão dele para o Google Chrome. Olha o link para quem estiver interessado:

    https://chrome.google.com/webstore/detail/cnfkkfleeiooolklkgkmigodkmcopnji

    ResponderExcluir