Você sabe aqueles dias em que nada dá certo e você se fica perguntando o porquê de ter levantado da cama? Bom, eu acho que os desenvolvedores do Gnome estão com essa sensação durante todo esse mês. E o pior, a coisa só vem piorando.
O Gnome é um ambiente gráfico muito utilizado, padrão em muitas distros e com um grande número de programas que se integram com perfeição. No entanto, os desenvolvedores entraram em um inevitável processo de mudança da interface para a nova versão. Um pouco do inferno astral começou aqui: uma parcela dos usuários simplesmente detestaram a nova aparência e uma boa parte desses usuários iniciou uma acusação dizendo que os devs do Gnome não escutam ninguém, não estão abertos a sugestão.
A situação estava sobre controle até o dono da Canonical, Mark Shuttleworth iniciar uma série de posts em seu blog com o único objetivo de criticar todos os pontos possíveis e imagináveis do ambiente gráfico, partindo do alto: a primeira que entrou na roda das críticas foi a liderança do projeto em si, com acusações no mínimo estranhas de que não fazia incentivos ao que Shuttleworth chamou de "competição interna".
Onde a vaca vai... o boi vai atrás. Depois da crítica de Mark, a blogosfera internacional começou a fervilhar: de um lado os fanboys do Ubuntu dizendo que Mark Shuttleworth é Deus e que tudo que sai da boca (ou dos dedos) dele é sagrado e, portanto, verdade incontestável, inclusive quando são besteiras criadas pela falta de diálogo e informação; do outro lado, os devs e colaboradores do Gnome tentando dar explicações e mostrando que tudo não passava de falta de informação por parte do Mark, tudo isso enquanto escapavam dos tiros de espingarda disparados do lado oposto. No meio da confusão, um dev do time do KDE resolveu entrar no lado roxinho da briga e dar os seus tiros no Gnome, afinal, a Canonical não dá nada para eles, mas brigar com o Gnome por qualquer coisa vale a pena.
Como castigo pouco para corno é bobagem e para seres encantados que se tornam ambientes gráficos muito menos, essa semana o lado roxinho da briga ganhou reforços inesperados (ou não). São novos soldados ainda mais
Conseguirão os seres da floresta escapar da perseguição roxinha? Será que o Mark Shuttleworth vai procurar se informar melhor antes de postar bobagem? E o mais importante: será que churrasco de Gnome é bom?! Você, caro leitor, por acaso é um
obs: Essa foi uma maneira bem humorada que eu consegui para expor todos os fatos que estão ocorrendo atualmente em relação a recente onde de críticas contra o Gnome. Para os mais ranzinzas, fica o aviso: esse post é ironia e piadinha MODE ON, entendido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário