quarta-feira, 16 de março de 2011

Gnome 3: As primeiras personalizações

Na semana passada eu fui surpreendido pelo blog Linux-Like com um post sobre um tema para o novo para a versão mais recente do Gnome Shell, interface padrão da nova versão do Gnome. Apesar de gostar de um "pretinho básico", eu estava sentindo falta de algo diferente e dei uma corrida para testar. Olha o resultado aí:



Uma mudança e tanto, não é? Na mesma semana - praticamente no mesmo dia, pra falar a verdade - um dos colaboradores do Fedora, criador do YumExtender, entre outras coisa - mostrou que o Gnome 3 não é tão "sem sal" como alguns pensavam e mostrou que ainda falta a interface para ajudar na personalização, mas que as opções já estão lá. Escondidas, é verdade, mas estão lá. Mas vamos dar um passo de cada vez, não é mesmo? ;)



Modificando o tema do Gnome Shell


Enquanto o pessoal do Gnome não cria uma interface gráfica para fazer o trabalho (sim, eu tenho uma louca tentação de fazer isso por eles, mas eu estou absolutamente ocupado com vida pessoal+blog+Fedora no momento), nós temos que fazer a coisa da maneira "burra". A primeira coisa a ser feita, é baixar o tema que pode ser encontrado aqui. Depois disso, abra aquela telinha preta que você tanto adora e vamos trabalhar. Os comandos abaixo partem do présuposto que você tem acesso root e está logado com esse "superpoder" e que não está na versão compilada do Gnome Shell, está utilizando algo como...como...como o Fedora 15 Alpha. :D




  • Enviando o pacote para a pasta do Gnome Shell;


Esse passo não é totalmente necessário, mas eu recomendo. Como essa alteração é feita diretamente na pasta da interface, toda vez que você atualizar o sistema irá perder o tema e precisará aplicá-lo novamente. Por isso, é bem mais prático copiar o arquivo .zip para lá de uma vez (mas, seja inteligente, mantenha uma cópia do arquivo na sua /home para o caso de fazer besteira de alguma forma).
cp gnome_shell___smooth_inset_by_half_left-d3b52v3.zip  /usr/share/gnome-shell/

Onde:

* "cp" é o comando no terminal que copia o arquivo indicado para outra localidade;

* "gnome_shell___smooth_inset_by_half_left-d3b52v3.zip" é o arquivo que será copiado;

* "/usr/share/gnome-shell" é a pasta de destino da cópia do arquivo.

 

  • Preparando o terreno;


O tema do Gnome Shell fica na pasta /usr/share/gnome-shell numa pasta chamada... theme (criativo, né?) O seu trabalho será renomear a pasta - não exclua a mesma, se você quiser voltar para o tema anterior mais tarde precisará dela - padrão para outro nome qualquer, para que a pasta do novo tema possa tomar seu lugar.
cd /usr/share/gnome-shell/
mv theme theme_original

Onde:

* "cd" muda a pasta de trabalho atual para a indicada, no caso "/usr/share/gnome-shell";

* "mv" é um comando utilizado tanto para mover arquivos entre pastas, quanto para renomear arquivos. No segundo comando, estou fazendo uso da segunda funcionalidade, renomear arquivos. No caso, o formato é "mv arquivo arquivo_modificado".

 

  • Descompactando o arquivo e aplicando o tema;


Depois disso, só é necessário descompactar o arquivo e reiniciar a interface do gnome-shell.
unzip gnome_shell___smooth_inset_by_half_left-d3b52v3.zip

Onde:

* "unzip" é o programa utilizado para descompactar arquivos .zip via terminal.

Depois de descompactar a pasta, pressione ALT+F2 e digite um simples "r" e, depois, ENTER. A interface do seu Gnome Shell irá recarregar já com o novo tema.

Modificando o tema de Ícones


Enquanto o tema GTK ainda não pode ser modificado de forma satisfatória (o único tema compatível com o GTK+ 3 é o padrão do Gnome, Adwaita. Ainda não encontrei nenhum outro que fosse compatível), o mesmo não acontece com o tema de ícones. Você pode, a primeira vista, aplicar qualquer tema de ícones da versão anterior do Gnome diretamente no Gnome 3. Para isso, basta digitar o comando abaixo (vou utilizar o tema de ícones padrão do Fedora, como exemplo):
gsettings set org.gnome.desktop.interface icon-theme Fedora

Você pode fazer isso para os ícones Faenza, por exemplo e muitos outros. Basta colocá-los na pasta /usr/share/themes, verificar o nome correto da pasta e ser feliz. O próprio Linux-Like mostrou em outro post como alterar outra configuração, dessa vez das fontes, vale uma lida.

Fontes:

http://www.webupd8.org/2011/03/smooth-inset-first-real-theme-for-new.html
http://linuxlike.blogspot.com/2011/03/como-ajustar-tamanho-suavizacao-e-dpi.html
http://fedora.rasmil.dk/blog/?p=230

7 comentários:

  1. o meu deu PAU!!!

    fiz exatamente como você disse, mas quando apertei alt-f2>r ele reiniciou o X e não voltou...com uma mensagem dizendo que ocorreu um erro e tinha que logar denovo, mas toda vez que loga ele dá o mesmo erro e não consegue entrar... como faço pra ter acesso ao terminal e renomear a pasta original?

    ResponderExcluir
  2. Eu, quando vc estiver na Tela do GDM (Tela de login) pressione Alt F2 para ir para o modo texto, lá você pode se logar e ter acesso ao terminal.

    Na época em que esse artigo foi escrito ainda não havia o Gnome-Tweak-Tool e a extensão de temas para o Gnome-shell. Te convido a visitar e Testar o artigo atualizado:

    http://espacoliberdade.blog.br/blog/2011/05/gnome-3-mais-personalizacoes/

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado...

    então agora é só renomear a pasta de volta?

    e eu tinha começado o seu outro tutorial....cheguei a instalar os programas mas achei q nesse outro seria mais pratico só descompactar....

    enfim...valeu mesmo

    ResponderExcluir
  4. Sim, é só excluir a pasta com o tema alterado e renomear a pasta com o tema padrão.

    Esse tutorial e uma quase gambiarra, dava problemas na atualização e tudo mais. O outro que eu indiquei é mais garantido e não dá dores de cabeça se for feito direito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. cara...não tem como dar alt-f2 no login, eu já tinha tentado... tentei denovo e não funciona... não tem como acessar o terminal pelo login...e fora que no bbot não tem uma opção de recovery....

    o que eu faço? vou ter q reinstalar o fedora?

    ResponderExcluir
  6. consegui...era ctrl»alt»f1

    ResponderExcluir
  7. Falha minha, desculpe. Como não tô no PC agora (teclando do celular) confundi os comandos.

    Fico feliz que você tenha conseguido resolver. :)

    ResponderExcluir