sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Conhecendo o OpenSUSE

Como já é um hábito costumo testar muitas distros, não tenho nenhuma como preferida de modo absoluto, mas sempre procuro ver os prós e contras e hoje resolvi escrever um pouco sobre a distro do camaleão .





O openSUSE é uma distro Linux robusta, indicada tanto para iniciantes quanto para usuários avançados. É patrocinada pela Novell, empresa que ficou famosa pelo sistema de rede Netware nos anos 80. É desenvolvido em conjunto pela comunidade ativa do portal OpenSUSE . Conta com os principais ambientes gráficos atuais, como o Gnome 3.2 , KDE 4.7.2, LXDE, Xfce ( Ninguém quer usar o Unity).

Atualmente encontra-se na versão 12.1, e vem com uma ISO completa, ( tirando a falta de alguns codecs, que não são nenhum problema serem instalados depois). Dentre tantas distros que já testei , citarei um ponto positivo e um negativo no OpenSUSE, (opinião pessoal ok ?).



Instalador

Um ponto que deve ser destacado no SUSE,  o instalador é muito prático e inteligente, e nessa ultima versão recomenda utilização do sistema de arquivos  Btrfs, sistema esse que foi adiado no Fedora. Claro que fica tudo a cretério do usuário, mas de um modo geral a instalação é muito prática e organizada, sem enrolações, algo que deveria ser implementado nas outras distro, principalmente por conta da configuração automática do Grub, que costuma gerar algumas dores de cabeça nos usuários. Após cerca de meia hora, incluindo muitas atualizações, o sistema foi instalado, e por preferência escolhi o KDE, pois atualmente não tenho gostado da usabilidade do Gnome 3.2. Com o KDE 4.6 o SUSE rodou tranquilamente, incluindo os "efeitos especias" da área de trabalho, que muito me agrada, e são ativados sem dificuldades. Ponto positivo! .



Central de Softwares

Muitos podem falar que favoreço o Ubuntu , mas nesse quesito considero que a central de programas do Ubuntu é muito melhor, pois faz o necessário facilita a busca e instalação de programas no Linux, algo que usuários iniciantes tanto reclamam quando usam o terminal, além de contar com um vasto acervo de softwares.


A central de softwares do SUSE é o Apper e apesar de prática, fiquei um pouco perdido de inicio, mas logo me localizei novamente, mas acredito que ainda pode melhorar muito. Ponto negativo : ( .

Sudo ? Yum ? não, agora é Zypper!

Um ponto em que fiquei um pouco perdido de inicio foi na primeira utilização do terminal, por ser uma distro que utiliza pacotes RPM, logo pensei que utilizaria o bom e velho "yum install,update" , mas ao ver que o comando não era reconhecido me assustei por um instante e após uma rápida googleada encontrei a resposta!, o zypper, e tudo voltou ao cotidiano normal com alguns zypper refresh,update,install, etc.

Download

O OpenSUSE pode ser baixado no site oficial, nas versões x32 e x64, também está disponivel em LiveCD  , os pacotes de rede, e derivados.

Download recomendado para todo User Linux!

Obs: Não faço "reviews completos " para deixar que cada pessoa teste por vontade própria e não apenas por influencia de um "super post", já que no universo do software livre oque não falta é opção, e não existe distro perfeita, e sim aquela que se adapta melhor as necessidades de cada usuário. Procurei citar oque mais me agradou ou não de inicio, e qualquer informação errada que postei, por favor me avisem!.

5 comentários:

  1. kleberson ventura24 dezembro, 2011 11:49

    muito bom mano, O opensuse foi a primeira distro que eu realmente usei no pc, essa ultima versão esta muito boa e estável (coisa que o suse nunca consegue em seu lançamento)

    eu tinha ventada de postar uma review do opensuse, mas me faltou/ falta tempo para isso.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Só uma correção,o Opensuse 12.1 utiliza o KDE 4.7.2,e não o 4.6.
    É só você entrar nas configurações do sistema que encontrará esta informação.

    ResponderExcluir
  3. Fica a dica de dois links lá do MeuPinguim sobre OpenSUSE 12.1:
    Como instalar drivers ATI no openSUSE 12.1 > http://meupinguim.com/como-instalar-drivers-ati-opensuse-12-1/
    Guia de pós-instalação do OpenSUSE 12.1 > http://meupinguim.com/guia-pos-instalacao-opensuse-12-1/

    Obrigado,
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Opa, olha o Merchan... XD

    Brincadeira, Helbert, valeu por complementar o artigo com os dois links.

    Abraços.

    ResponderExcluir