quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Serviço de email Lavabit fecha as portas para não colaborar com a NSA

O serviço de email Lavabit, conhecido por seus recursos de segurança e de respeito a privacidade do usuário fechou as portas, pelo menos por enquanto. O anúncio foi feito na página oficial do serviço.


Ladar Levison, dono do Lavabit, não quis se aprofundar nos detalhes, mas deixou bem claro que o governo americano pressionou a empresa para que colaborasse com a NSA, o que foi prontamente rejeitado com a resposta de que a empresa não pode ser cúmplice de crimes contra o povo americano. No comunicado oficial, Levison ainda deixa claro que desaconselha qualquer um a confiar seus dados a empresas que fiquem fisicamente nos Estados Unidos.


Mas o serviço não virou alvo por obra do acaso. Foi revelado que Edward Snowden, o homem que revelou todo o escândalo, seria usuário do Lavabit. Provavelmente a pressão por parte do governo americano foi pela implementação de algum backdoor que permitisse que Snowden e outros usuários fossem vigiados.


Advogados americanos especializados em privacidade declararam que a decisão de Ladar Levison foi inédita, uma vez que todas as empresas que foram procuradas pelo governo americano cederam a pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário