sexta-feira, 13 de abril de 2012

Review LibreOffice 3.5.2

No dia 5 de  Abril foi anunciado o lançamento do LibreOffice 3.5.2 pela The Document Foundation, nesssa versão foram corrigidos um grande número de bugs identificados por especialistas em controle de qualidade da TDF e pelos usuários . Eu na condição de usuário Linux e a favor do software livre, utilizo o LibreOffice e farei um review detalhado sobre o mesmo.

 



Lembrando que o BrOffice e o LibreOffice são o mesmo software, mas possui funções exclusivas em relação ao OpenOffice como por exemplo suporte para arquivos SVG( importação e manipulação), agora existe filtro de importação para documentos do Microsoft Works( quem usa isso ? )  e Lotus Word Pro .

A história do LibreOffice



No começo o OpenOffice.org era um projeto fundado e mantido pela Sun Microsystems. E depois de 10 anos de muito sucesso com a suíte free, a comunidade resolveu criar uma fundação independente para manter o projeto. Justificando que desde que a Oracle adquiriu a Sun o projeto foi deixado de lado.

Foi criada a The Documento Foundation, uma organização independente e que conta com o apoio de grandes empresas do ramo de tecnologia da informação e desenvolvimento de software livre como a Canonical (desenvolvedora do Ubuntu), a Red Hat ( Fedora), a Google, a Novell (OpenSuse) e a Open Source Initiative.

O BrOffice.org, é uma suíte brasileira baseada no OpenOffice, sendo independente da Oracle/Sun e já faz parte da The Document Foundation. Isto significa que o nome da suíte permanecerá o mesmo.

Essa nova fundação é conhecida como “fork” , que é quando um grupo deixa um projeto para criar outro baseado no antigo. A The Document Foundation espera que a Oracle ceda os direitos sobre o nome “OpenOffice.org” para que possa ser usado no novo projeto que, na verdade, segue a mesma linha.

Resumindo LibreOffice = BrOffice.

Noticias Importantes

O LibreOffice foi selecionado como organização orientadora para o Google Summer of Code (GSoC).  Para saber mais sobre o assunto acesse o  wiki das ideias . Estudantes de todo o planeta estão convidados a ajudarem no desenvolvimento. Para se ter noção do impacto , um dos projetos do GSoC de 2011, o filtro de importação do MS Visio foi integrado ao LibreOffice 3.5 (e seu autor, Eilidh McAdam, já foi contratada para desenvolver o LibreOffice pela empresa Lanedo).

Na imagem a seguir pode se conferir alguns números sobre o projeto LibreOffice



Conhecendo a suíte de aplicativos

Na tela inicial encontra-se os principais aplicativos do LibreOffice, que são o Writter (documento para texto) , Impress ( apresentação de slides), Calc (planilha), Base (banco de dados), Math (formulas matematicas), Draw (desenho), etc.



 

 

Writer 

Similar ao Word, o LibreOffice Writer não fica devendo em relação ao concorrente pago e conta com muitos recursos para a criação e edição de textos. Possui um visual simples mas que não atrapalha em nada a sua utilização com barras de ferramentas intuitivas.


Nesta  versão (3.5.2)  contém aprimoramentos na inserção de comentários nos textos (essa foi uma das maiores novidades nesta versão), com a possibilidade de diferentes autores responderem os comentários um do outro dentro de um mesmo documento. Os corretores gramaticais, que devem ser instalados separadamente, contam com melhoras significativas e maior facilidade de acesso.

É possivel inserir imagens, tabelas, gráficos, desenhos, filmes, sons etc. Criar sumários, cabeçalhos, rodapés e notas, quadros, campos automáticos, paginação. Criar envelopes e etiquetas apenas informando as dimensões desejadas, tudo de forma prática.

O Libre suporta os  formatos: ODT (default), OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT.





 

 

Calc




Para quem gosta de fazer planilhas,tabelas, inserir gráficos e incluir somas,multiplicações,divisões de modo preciso o LibreCalc é a ferramenta.

Possui funcionalidade uteis como copiar e colar, estatística,  e recebeu muitas melhorias para atender aos usuários mais exigentes.

O programa possui alguns atalhos na barra de ferramentas para a formatação das células, o que torna o processo mais ágil. Assim como toda a suíte do Libre, o Calc possui um visual agradável e que fará os usuários se adaptarem naturalmente.



Suporta os formatos: ODS, OTS, SXC, STC, DIF, DBF, XLS (Excel), XLSX (Excel 2007), SLT, SDC, VOR, SLK, CSV, HTML, XML, PXL e UOS.


Impress



Programa para criar apresentações com slides e muitos efeitos , o LibreOffice Impress é simples mas conta com recursos avançados, incluindo adicionar plano de fundo, animações, imagens etc, possibilitando a criação de um material dinâmico e de qualidade.

O software possui ferramentas para alinhamento, para adicionar cor, link, gráficos, e várias outras que o capacitam como um aplicativo completo.

Na nova versão as melhorias mais significativas também em relação às possibilidades de comentários no texto e colaboração de outros usuários, marcados a cada modificação. Agora possui contador de páginas, função essencial para apresentações maiores.

 Suporta diversos formatos tais como: ODP, OTP, SXI, STI, PPT (PowerPoint), PPTX (PowerPoint 2007), POT, SXD, DAS, SDD, VOR, UOP e ODG.



Draw


O LibreOffice  Draw é uma excelente ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos. Com a vantagem de ser gratuito e de qualidade, suportando inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons etc.

Possui diversos recursos para incrementar suas criações com sombras, transparências, cores, dégradés, texturas. O projeto pode ser exportado para diversos formatos de arquivos de imagem, bem como para SWF, ( formato de arquivos flash).





suporta os formatos: ODG, OTG, SXD, STD, DAS, VOR, SDD e PDF.

 



Com o LibreOffice Base é possível:

  • Administrar coleções de objetos;

  • Manter um banco de dados de informações de clientes;

  • Manter um banco de dados de notas e históricos escolares;

  • Armazenar informações de pesquisa e dados de ensaios de laboratório;

  • Armazenar dados de censo populacional;

  • Produzir relatórios financeiros mensais em empresas e organizações;

  • Administrar auditorias, controle de qualidade e dados de produção


Suporta somente o formato ODB.





 

Math



LibreOffice Math é útil  para a criação de fórmulas matemáticas de modo simples ( eu utilizo na faculdade : ] ), tem um menu através do qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada, é muito intuitivo e apesar de assustar no inicio, logo o usuário se acostuma. Muito utilizado no meio acadêmico pois é um programa completo para esse tipo de atividade.





 

Download

O LibreOffice pode ser baixado gratuitamente no link, para saber mais acesse  a página do libre, e o blog.

 

Qual sua opinião sobre o LibreOffice ? gosta do projeto ? comente : )

7 comentários:

  1. Eu gostaria de algum tema para as apresentações com a cara do Ubuntu como tem ai na imagem da parte do Impress.
    Sem alguém pudesse me mandar um modelo eu ficaria grato ^^.

    Muito legal o poste parabéns GALERA ;)

    ResponderExcluir
  2. Ola Daniel, procure no google por ubuntu tema impress, acredito que encontrará oque procura, e quanto ao post fico feliz que tenha gostado, : ).

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem organizado e informativo. Uso o LibreOffice desde que saiu a primeira versão. E só vejo o programa melhorando desde então. Algumas pessoas no meu curso da universidade ainda ficam pasmas em como o Linux consegue abrir qualquer documento. Pensam que é um sistema extremamente incompatível. Engano deles. Hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Cristian Martins15 abril, 2012 19:03

    Muito bom o texto, estou com essa versão instalada na minha maquina e esta cada vez melhor. A unica coisa que é meio ruim nele e acho que nem da para culpa o programa em si. É que eu ja abri arquivos salvos no word, que faltava texto, se o texto estava dentro de uma tabela por exemplo, no libreoffice, nao aparecia essa parte do texto, ai quando abria o word aparecia aquela parte. Estranho, mas tirando isso é extremamente bom e livre.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que você sabe que não pode culpar o LibreOffice por causa disso, culpe a M$ por ter um padrão fechado onde só ela entende. Rs

    É muito importante as pessoas saberem dessas coisas.

    ResponderExcluir
  6. Só uma informação técnica. O BrOffice e o OpenOffice são a mesma coisa, e não uma suíte brasileira baseada no OpenOffice.

    O nome BrOffice foi usado no Brasil por existir uma empresa no Rio de Janeiro com nome Open Office e por motivos legais e de nome, aqui no Brasil teve que se trocar de nome.

    ResponderExcluir