A notícia da reunião de membros de diversas distros Linux há algum tempo deixou todo mundo animado: todos decidiram trabalhar numa Central de Programas unificada, baseada na interface criada pela Canonical para o aplicativo homônimo no Ubuntu e no PackageKit. A felicidade foi se transformando em tristeza a partir do momento que a conversa esfriou e ninguém nunca mais ouviu falar do aplicativo.
Pois foi quando eu passava pelo site de notícias do openSUSE que eu vi uma notícia e tanto: o Appstream não só está vivo, como há um desenvolvedor trabalhando nele durante o GSoC 2012. O alemão Matthias Klumpp, mantenedor dos pacotes do PackageKit no Debian, está trabalhando pelo openSUSE no GSoC 2012 e se dedicando a desenvolver o aplicativo.
E as novidades já são boas. Houve uma série de melhorias na inicialização do aplicativo e em funções gerais, para as quais foi preciso mexer na própria API do PackageKit e, por enquanto, apenas os backends Aptcc, Zif e Yum estão compatíveis com as mudanças, mas ele espera que os desenvolvedores dos outros backends também atualizem seus trabalhos.
Atualmente ele trabalha na implementação de uma função de histórico para o aplicativo e, após isso, irá focar em melhorias relativas ao funcionamento do aplicativo no Ubuntu.
Se você for um usuário Fedora, Debian ou Ubuntu, pode baixar o código do Appstream daqui e compilá-lo. Mas será necessário a versão em desenvolvimento do PackageKit, que pode ser baixada e compilada daqui.
Fonte: http://blog.tenstral.net/2012/07/software-center-progress-report.html
Appstream: Central de Programas unificada está viva: A notícia da reunião de membros de diversas distros Linux h... http://t.co/2IoONw9x
ResponderExcluirBacana demais a notícia. Sou usuário Fedora. Eu prefiro aguardar pela versão stable, hehehe. Tenho preguiça de ficar compilando os pacotes e recompilar a cada atualização.
ResponderExcluirA proposito, ficou muito bom o novo layout do Espaço Liberdade, parabéns.
Olá, Luis. Fico muito feliz que tenha gostado do novo layout.
ResponderExcluirSobre o Appstream, também fiquei surpreso e feliz quando li a notícia. Já tinha quase certeza que a ideia tinha morrido.
Abraços e obrigado pela visita. :)