quarta-feira, 16 de julho de 2014

Spotify está migrando 5000 servidores do Debian para o Ubuntu


O Debian recebeu no mês passado um duro golpe. A Spotify, uma das empresas que utilizavam o Debian em seus servidores, anunciou que está migrando para o Ubuntu 14.04 LTS. A informação vem do blog de um colaborador da distro e pode ser confirmada na lista de discussão do projeto.
Desde que o Dreamhost anunciou no meio do ano passado que também estava migrando para o Ubuntu, os colaboradores do Debian, juntamente com empresas interessadas, iniciaram um projeto para aumentar o tempo de suporte da versão 6 da distro, criando uma espécie de LTS.
Mas o esforço não parece ter surtido efeito ainda. Em Junho uma funcionária da Spotify comunicou na lista de discussão que os 5000 servidores da empresa estavam em processo de migração do Debian para o Ubuntu 14.04 LTS. Os motivos apresentados são doloridos, porém verdadeiros: o Ubuntu tem lançamentos com datas mais previsíveis e o tempo de suporte oficial da distro é bem maior.
Os colaboradores do Debian não tem muito o que fazer além de incentivar que empresas que utilizam o Debian em seus servidores ou máquinas de trabalho contribuam financeiramente para o projeto do Debian LTS. Com o nome que o projeto tem, um tempo de suporte maior e uma agenda de lançamentos que seja cumprida, eles tem tudo para recuperar esse espaço e conquistar alguns novos.
Com informações do blog do Raphael Hertzog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário