O barraco dessa semana tem como protragonistas a BlackBerry e a SGP Technologies - empresa por trás do Blackphone. A discussão feita através dos blogs das empresas envolveu principalmente privacidade e público alvo dos produtos das duas.
Quem começou foi a BlackBerry. Em um post no blog de negócios da empresa Joe McGarvey falou sobre a comparação entre o seu produto e o Blackphone. Entre outras coisas, o post indicou que o foco do seu produto era o usuário corporativo, enquanto o da SGP eram os "individuos comuns". Exaltou diversas ferramentas, como o BlackBerry Enterprise Service 10, Balance e o Guardian. Aproveitou ainda para declarar que o tipo de privacidade que o Blackphone fornece não pode existir em empresas.
A SGP não deixou por menos e respondeu também em um post. Inicialmente exaltando o papel que o BlackBerry representou no começo dos anos 2000, o texto continua dizendo que em 2010 foi descoberto que a RIM - empresa por trás do BlackBerry - tornou tecnicamente possível que as mensagens criptografadas dos usuários fossem descriptografadas e lidas por governos. E continua a declaração afirmando que a restrição da arquitetura da plataforma, a não adoção do sistema por terceiros e a mudança da prioridade pra clientes de grandes empresas são os motivos que levarão ao declínio do BlackBerry.
Creio que não foi uma boa ideia para a BlackBerry o post comparando o seu serviço com o do Blackphone. Apesar de ter exaltado os serviços que possui, acabou de certa forma menosprezando o produto da SGP. Com isso, abriu a guarda para ser atacada com muitas verdades no post da concorrente. Eu recomendo que seja feita a leitura dos textos das duas empresas para que vocês tirem suas próprias conclusões. Eu, de antemão, digo que a BlackBerry perdeu uma excelente oportunidade de ficar calada, pois não teria que ler as verdades escritas pela SGP.
Post no blog da Blackberry
Post no blog do Blackphone
Post no blog da Blackberry
Post no blog do Blackphone
Nenhum comentário:
Postar um comentário