A ferramenta de design Gravit, escrita utilizando Javascript , HTML 5 e CSS, e tornará opensource no fim do próximo mês quando a versão estável for lancada. O anúncio foi feito na página oficial da empresa por trás do software.
Segundo os desenvolvedores o projeto foi iniciado como uma experiência para saber até onde um software construído com tecnologias web poderia chegar. O resultado até agora foi tão bom que o trabalho foi reconhecido por diversos designers e revistas especializadas. O Gravit inclusive vem sendo comparado ao finado Fireworks, aplicativo da Macromedia que concorria com o Photoshop até a empresa ser comprada pela Adobe.
No post a empresa deixa claro que pretende continuar explorando comercialmente o código do Gravit, seja com soluções derivadas ou com extensões pagas, como faz o BlueGriffon, por exemplo. Não ficou clara no entanto que licença de código aberto será utilizada para o projeto. Como o desenvolvedor diz no anuncio que outras empresas poderão utilizar o código do Gravit em seus próprios projetos sem necessariamente abrir o código dos mesmos, é certo que não será alguma da família GPL.
Não sou designer para afirmar a qualidade do Gravit, mas ser comparado como o Fireworks não é para qualquer um. De qualquer forma, um projeto abrindo seu código nunca é má noticia.
Via Medium
Nenhum comentário:
Postar um comentário