sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Konqueror está em busca de um novo mantenedor

 
No último Sábado, em post no blog oficial do KDE, o antigo desenvolvedor do Konqueror deu o recado: não tem mais tempo para trabalhar no navegador/gerenciador de arquivos/visualizador de arquivos e, por conta disso, o projeto está a procura de um novo líder.

 

O Konqueror, que já foi gerenciador de arquivos e navegador padrão no KDE 3 e teve seu motor KHTML utilizado como base para o hoje extremamente difundido e utilizado WebKit, passou pelo KDE 4 praticamente desapercebido e sem grandes novidades.

A principal tarefa do novo desenvolvedor é portar o código atual para o Qt5, para que o aplicativo se mantenha ao menos vivo no KDE 5. E para essa tarefa não é necessário se comprometer a tocar o projeto: você pode simplesmente ajudar a portar o código e sair.

No entanto o novo mantenedor do projeto tem a tarefa de modernizar e dar atenção merecida ao Konqueror. Uma das possibilidades é utilizar além do motor de navegador próprio, o motor do Dolphin para gerenciar arquivos, o motor do Okular para visualizar documentos e o motor do Gwenview para ver imagens.

Eu creio que a grande pergunta do momento é se o Konqueror deve ser levado ao KDE 5 ou se o melhor a se fazer é deixá-lo descansar em paz. Se for feito um simples port para Qt5, sem modernizações e melhorias posteriores, é melhor deixar o projeto apenas como uma lembrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário