O Firefox OS ganhou um dos aplicativos mais aguardados da minha parte: um cliente para a rede social Twitter.
Escrito utilizando o framework Enyo, o Macaw chega ao Marketplace do Firefox OS com a responsabilidade de ser o primeiro cliente alternativo para Twitter. E não decepciona.
O aplicativo chama a atenção logo de cara por apresentar um visual que respeita o padrão do Firefox OS. Além disso ele funciona sem maiores travamentos, apenas com uma pequena lentidão na hora de começar a digitar um tweet ou retweet.
Código fonte disponível, mas com licença proprietária?
Uma coisa que me deixou um pouquinho decepcionado em relação ao Macaw é a sua licença restritiva, apesar do framework utilizado estar sob a licença Apache 2.
A licença é bem explícita ao proibir "reproduções, distribuições, modificações [...] para fins comercias sem permissão por escrito" tanto do código fonte, quanto das imagens e logos do aplicativo.
É realmente uma pena que em um período que as licenças permissivas, como a GPL, BSD e a Apache estão em alta, um software tão pioneiro esteja preso em uma licença proprietária, mesmo com o código fonte disponível no GitHub.
Vale a pena o download?
Software proprietário ou não, o Macaw é a primeira alternativa ao aplicativo oficial do Twitter. Apesar de ter as restrições de qualquer outro cliente para Android ou outras plataformas, ele cumpre muito bem o seu dever, sendo um aplicativo top de linha. A única coisa que lhe falta e a integração com o sistema de notificações do Firefox OS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário