terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Baboo se rende ao software livre (de novo)

Para os amantes do software livre, uma bela novidade: um famoso site de informática nacional está mudando para as plataformas de código aberto... de novo.

Quando eu estava em meu outro site, lá por 2009, eu noticiei que o fórum do popular site Baboo, que sempre foi e continua sendo um reduto de aficionados por um famoso sistema operacional proprietário, estava mudando para o software livre. Na verdade, até alguns anos antes, tanto o fórum quanto o site rodavam em sistemas feitos na linguagem ASP e, alguns meses antes do anúncio, o sr. Minerbo anunciou que migraria para uma solução em PHP, rodando sobre Windows. Na ocasião citada, o próprio Aurélio noticiou que o site deixaria de ter um foco principal na Microsoft e passaria a englobar notícias de outras empresas e sistemas, inclusive software livre. Embora o fórum tivesse sido migrado para uma solução em PHP, o site em si continuou rodando um sistema feito em ASP.

Para quem não sabe de quem estou falando, Baboo é um MVP dono de um dos maiores sites de informática do Brasil. Desde a fundação da página, em 1999, tanto o site quanto o fórum tiveram um único foco: Windows. Isso não seria o problema principal, se o sr. Minerbo não tivesse um ego tamanho.

Em 2003, o Baboo soltou uma regra em seu fórum que simplesmente proibia seus membros de falar em Linux, inclusive citar o nome do sistema operacional. A decisão teve várias repercussões em sites especializados o sr. Minerbo foi apelidado de Inimigo Nº 1 do Linux no Brasil. Após a poeira baixar, Baboo continuou com suas peripécias, sempre postando notícias que falavam mal do Linux e bem da Microsoft e, até, chamando os usuários do Firefox de palhaços, através de uma imagem capciosa e comentários ofensivos que ele colocou em uma matéria sobre o navegador.

As coisas mudaram e o site se abriu mais, aparentemente: foi criada uma sala no fórum destinada a Linux e ao Mac OS X, as quais foram fechadas logo em seguida; As notícias sobre sistemas não-Windows postadas no site limitam-se a cópias de outras fontes e, ainda, quando alguém tem alguma dúvida sobre o sistema do pinguim no fórum, a resposta padrão é: "este é um fórum especializado em Windows, por favor, procure outro fórum mais adequado". Apesar de Baboo afirmar que seu fórum é o maior do Brasil em quantidade de usuários - o que eu não duvido -, não é o melhor em qualidade, haja visto a imensa quantidade de tópicos que simplesmente não tem respostas. Além disso, não posso deixar de mencionar as incessantes discussões que esta pessoa faz/fazia no site pessoal do Sérgio Amadeu e o memorável fato de que sua página foi invadida em 12 de Outubro de 2007 por crackers chamados "Ritualistas Group".

No entanto, como diria Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas e, agora, o MVP anunciou os planos para a versão 2011 de seu site, com o criativo codinome B11. Dentre as novidades, está a migração da plataforma para o popular sistema de blogs Wordpress. Isso apenas mostra a superioridade dos sistemas de código aberto em detrimento dos proprietários: Baboo lutou, mas finalmente se rendeu ao software livre. No entanto, há de se estranhar seu comentário de que "a imensa maioria dos sites rodando sob WordPress são idênticos, mudando apenas as cores e posição dos módulos", o que é, indubitavelmente, uma falácia, vide vários sites, como G1, que possuem um layout profissional. Além disso, como o CMS do cara é escrito em ASP e usa um banco de dados SQL server, ele ainda diz que contratou uma empresa da Índia para fazer a migração do banco para o MySQL. Eu me pergunto: para quê? Será que a mão-de-obra nacional não possui qualificação suficiente para tal?

Será interessante ver essa migração, afinal, veremos como o Wordpress se comporta no Windows Server. Aliás, falando nele, acredito que a migração do banco de dados é o menor dos problemas que o sr. Baboo terá que enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário