quarta-feira, 23 de março de 2011

Por dentro do GSoC 2011


O Google finalizou finalmente a lista de organizações aceitas no Google Summer of Code 2011. O destaque fica para a presença de importantes projetos de código livre, como o Debian, Fedora, KDE, Gnome, GNU, Mozilla e Wordpress. Um outro destaque interessante foi para o não que o Ubuntu ganhou, ficando de fora do evento.




O Google Summer of Code, ou simplesmente GoSC, é um evento que reúne estudantes, mentores e projetos de todas as partes do mundo. A ideia é que esses estudantes auxiliem durante o versão algum projeto opensource, sendo orientados pelos mentores inscritos em cada projeto. A iniciativa beneficia a todos: os estudantes adquirem experiência ao trabalhar no código de um projeto e desenvolver novas funcionalidades; os projetos ganham a medida que tudo o que for desenvolvido durante o GoSC será liberadado para seus usuários futuramente, na forma de melhorias em diversas partes; e, finalmente, ao usuário final, que terá melhorias significativas no seu software do dia a dia.


Na última segunda-feira, muitos projetos comemoravam a aprovação para participar do GoSC. Entre os mais animados estavam o pessoal do KDE e do Fedora. Diversos outros projetos de código aberto participarão, o que deve garantir que o Linux de uma forma geral seja diretamente beneficiado pelo evento.


Eu não queria falar disso ( mentira, eu ri horrores quando li a notícia), mas parece que a organização do GoSC mandou um email ao pessoal do Ubuntu dizendo que “não será dessa vez que vocês irão participar, fica para a próxima, ok?”. Se o motivo foi a briguinha com o Gnome, o que eu não acredito que tenha sido (mas foi bem feito do mesmo jeito...), quem se deu mal foi a Canonical, porque o Gnome entrou para o GoSC. ;)


O GoSC será uma grande oportunidade de aprendizado. Se eu tivesse tempo livre e conhecimento suficiente, bem que eu tentaria participar para conhecer gente legal dos projetos de código livre e colaborar um pouquinho mais. No entanto, quem puder ir vai aproveitar bastante, pois sem dúvida será um grande evento.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário