segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ubuntu completa 6 anos

No dia 20 de outubro de 2004, há 6 anos, a versão 4.10 Warty Warthog do Ubuntu Linux era lançada. Naquele instante, ninguém imaginava que aquele sistema audacioso em breve tornaria-se a distro mais utilizada dentre os desktops.


O sistema vinha com o objetivo de explorar um novo nicho no mercado dos sistemas Linux: Os usuários iniciantes. A distros continuavam sendo difíceis e um desafio enorme para novos aventureiros no sistema do pinguim. Naquela época a adesão ao software livre era bem menor que hoje e não podemos negar que o sistema hoje mantido pela Canonical, tem uma boa parcela de responsabilidade nessa migração cada vez maior. Desde àquela época, seus desenvolvedores já diziam que o Ubuntu foi criado para aqueles usuários que querem apenas ver seu sistema "simplesmente funcionar".


A edição 7 (abril de 2005) da Linux Magazine trazia junto da revista um CD do Ubuntu às vésperas do lançamento de sua segunda versão, a 5.04 Hoary Hedgehog. Atualmente o sistema conta com a manutenção patrocinada pela Canonical que além de promover o suporte oficial ao sistema também realiza o marketing, que é responsável por enviar CD's personalizados da última versão do Ubuntu de maneira totalmente gratuita para qualquer lugar do mundo.




[caption id="attachment_2239" align="aligncenter" width="300"] Ubuntu 4.10[/caption]

Desde sua primeira versão, o sistema já tinha o slogan Ubuntu: Linux for human beings, que hoje tornou-se mais que realidade. Naquela época, o sistema já vinha com a promessa de que seria gratuito para sempre e de que as versões normais contariam com atualizações por um período de 18 meses. De acordo com as notas de Lançamento da Versão Final, o sistema dispunha da novíssima versão 2.8 do Gnome, OpenOffice.org 1.1.2 e Mozilla Firefox 0.9.


Hoje não é necessário o Ubuntu provar para ninguém, que ele está pronto para substituir o Windows em qualquer computador de um usuário que realiza atividades básicas. Nesses 6 anos de idade, ele mostrou que seu amadurecimento o tornou um sistema mais robusto e que conta com uma comunidade de tamanho sem dimensões, facilitando todos que desejam ingressar no mundo do Software Livre. Através dele, foi possível desmistificar ainda mais que o Linux é desenvolvido apenas para Geeks que entendem de programação e passam horas em frente a um computador. Conseguiu mostrar que é perfeito para aquele usuário que quer apenas apertar o botão power do PC, aguardar o sistema iniciar (em pouco mais de 30 segundos!) e ir navegando na internet ou editando seu trabalho da Universidade.


Parabéns Ubuntu por tornar o Linux uma realidade para milhões de pessoas! o/


Fonte:André Gondim



Nenhum comentário:

Postar um comentário