quarta-feira, 11 de maio de 2011

E a Microsoft Compra o Skype




Ontem a notícia da compra do Skype pela Microsoft abalou o mundo da tecnologia. Apontada como tática de proteção por alguns analistas – já que Google e Facebook também estavam interessadas na empresa, o fato é que o negócio estragou a “festa” de muitos usuários Linux.


 



Conhecendo a MS como (creio) que todos conheçam, não é de se surpreender que daqui a algum tempo apareça a notícia de que a versão do Skype para Linux foi descontinuada oficialmente, se é que essa notícia não ficou subentendida quando foi falado o nome da compradora.


 


Ainda que alguns digam que o Skype para Linux era muito atrasado em relação a versão para Windows, não há como negar que será uma perda significativa. Não que as alternativas sejam inexistentes, mas é complicado você pedir que a pessoa com quem você falava deixe de usar o Skype e passe para uma alternativa multiplataforma também.


 


A grande “esperança” do mundo GNU/Linux é o Ekiga, programa multiplataforma que cumpre as mesmas funções do Skype. No entanto, a ausência de compatibilidade do Ekiga com o Skype (escrita com todas as letras na Wiki do projeto) [1] dificulta uma possível migração dos usuários.




O que nós podemos esperar? Bom, creio que o máximo que podemos esperar é que alguém de boa vontade consiga convencer os desenvolvedores do Ekiga a adicionar suporte ao protocolo do Skype (apesar de todos entenderem de que, por ser uma tecnologia proprietária, não é tarefa fácil).


 


E você, acha que a Microsoft realmente vai descontinuar a versão do Skype para Linux? Ainda usa o Skype? Prefere o Ekiga? Deixe sua opinião!


 


[1] Eu concordo totalmente com o argumento que os desenvolvedores do Ekiga utilizam para explicar o não suporte ao Skype.


 

9 comentários:

  1. Acho que, como a maioria dos usuários, o skype é uma mão-na-roda profissionalmente. Prevejo o msn fagocitando o skype, na melhor das hipóteses, tendo em vista que as pessoas seguem migrando pro gtalk, embora mais lentamente que do icq para o msn. Bem, ainda nos resta as ligações pelo GTalk, no fim das contas. :/

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente o Skype vai virar mais um apetrecho do windows live messenger, XMPP está aí pra isso, ninguém realmente gosta do wlm, até os winusers tem problemas com ele e acabam precisando de alternativas que sao limitadas.
    Basta vir um programinha xmpp com letrinhas coloridas, um fundo de tela personalizavel, e um bom compartilhador de imagens, VoIP, o povo mudaria para ele sem dúvidas, conectar com as contas do google e facebook, a M$ não aguenta, o problema é onde está esse programador...

    ResponderExcluir
  3. Fagner, essa opinião é quase unanimidade... kkkkkkkk

    Eu acho que o Pidgin, se tivesse devs menos cabeças-duras, poderia evoluir e cumprir esse papel. Na falta dessa opção, o jeito é esperar um dev cuidar disso. :)

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Antônio , bem lembrado. Acho que as ligações do Gtalk são nossas únicas opções multiplataforma que podem “vingar”. Abraços e obrigado pela visita.

    Ps: Nada contra o Ekiga , é claro .

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. O Fim do mundo está realmente muito próximo.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente consegui ligar o micro! o/ Bem, vamos lá antes que congele tudo de novo: como já falaram, eu sou da opinião de que o Skype vai desaparecer com o tempo e sua tecnologia será utilizada no Windows Live Messenger e outros produtos da empresa.

    Quanto à descontinuidade da versão, acredito que a MS não vá fazer um grande alarde sobre a mesma: bata ver que, hoje, o Skype para Linux está na versão 2.2 Beta e a versão para Windows na 5.3, ou seja: em breve a MS vai parar o desenvolvimento da versão Linux, migrar os usuários, torná-la incompatível com as novas versões e dar um sumiço no arquivo.

    Na matéria do G1, um suposto empregado da MS disse que a empresa não vai descontinuar o produto porque se interessa na interoperabilidade, mas sabemos o que isso significa: que todos os produtos sejam compatíveis com a MS mas a recíproica não seja verdadeira.

    É isso, desculpem o sumiço, em breve eu volto em definitivo com um micro novo. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que eles não vão acabar com o Skype por conta da tal "carteira de clientes" que veio junto com a compra. Mas, claro, o WLM deve assimilar a tecnologia do Skype e uma campanha de migração deverá ser uma tentativa deles.

    Bom tê-lo de volta, Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ainda deve dar tempo de lançar o Windows 8 antes do fim do mundo. kkkk :P

    ResponderExcluir
  9. Acho que bem que a M$ queria, mas em nome de usuários pagantes do serviço, que utiliza outros sistemas operacionais que não Windows, ela deve manter o desenvolvimento do software para outras plataformas, talvez, de forma mais retalhada ainda. Afinal, mercado é mercado.

    ResponderExcluir