segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como realmente ajudar o Software Livre?

Toda semana, nós do Espaço Liberdade pesquisamos assuntos relevantes sobre Software Livre e Tecnologia para exibirmos a vocês. Do Android até as Distros Linux, procuramos sempre deixar nossos leitores por dentro de tudo de novo que vem aparecendo. Mas será que não poderíamos fazer algo a mais pelo Software Livre, que tanto defendemos? Será que poderíamos ir além de divulgação e reviews?Primeiramente, temos que entender como funciona o desenvolvimento e a manutenção de um Software não proprietário. Diferentemente de outros Sistemas Operacionais, as grandes distros linux são mantidas e desenvolvidas por voluntários que estão espalhados ao redor do mundo e algumas vezes mantidas financeiramente por alguma iniciativa privada, como a Canonical que banca alguns funcionários, programadores e servidores, para manter o Ubuntu vivo. Um gigante que foge dessa regra, é o Debian que não é mantido por nenhuma empresa. Milhares de programadores e usuários espalhados pelos quatro cantos do planeta resolvem entre si quais as modificações e melhorias devem ser implementadas na distro, que serve como base para outras centenas de projetos. Mas não apenas as distros que funcionam dessa maneira. Grandes Softwares Livres, também dependem (e muito) dos seus próprios usuários para que sejam sempre mantidos e corrigidos. O Firefox por exemplo, é mantido pela Mozilla Foundation, que se auto-entitula "uma comunidade global dedicada à construção de produtos livres, de código aberto e com tecnologias que melhoram a experiência online de pessoas em todo o mundo." O resultado do apoio da Fundação de dos milhares de usuários é o browser de código aberto mais utilizado no mundo.


Chegamos agora no ponto principal do post: Será que estamos fazendo o possível para mantermos vivos e funcionando os softwares que estão instalados em nossas máquinas? Será que não poderíamos fazer um algo a mais para ajudar em algo que a comunidade está precisando?


Você agora pode estar pensando: "Mas eu nem sei programar!". E quem disse que a Comunidade precisa apenas de programadores? Sempre que um novo usuário começa a utilizar um programa, além de ter a possibilidade de entender suas funções básicas de uma maneira rápida, ele não deseja encontrar falhas que possam atrapalhar sua usabilidade. Por isso, a Criação de Documentação e dos Manuais do Software, assim como vários testes devem ser feitos. Se você, além de conhecer o software, sabe escrever bem ou gosta sempre de testar as últimas novidades, porque não inicia algumas dessas atividades para ajudar no desenvolvimento. Não será necessário nenhum conhecimento extraordinário e muito menos entender alguma linguagem de programação. Apenas a boa vontade de auxiliar pessoas que desenvolvem em seu tempo livre para todos. Além dessas duas opções, ainda existe a possibilidade de tradução da interface, site ou até mesmo da documentação já existente. O Firefox 4 está disponível em cerca de 70 idiomas. Tudo resultado da contribuição de usuários do navegador e tudo quanto é lugar.


Desde um simples programa do Gnome ou do KDE, até mesmo a tradução de toda a interface gráfica, sempre é necessária ajuda de qualquer pessoa que esteja interessada em contribuir com o que está ao seu alcance. O passo inicial é perceber que praticamente tudo que estamos utilizando no nosso computador foi desenvolvido por pessoas que de boa vontade abrem mão de seu tempo livre para disponibilizar programas de qualidade muito boa e muitas vezes superior aos proprietários. Depois percebermos que podemos sempre ajudar um pouquinho mais naquilo que somos bons.


Eu por exemplo, estou digitando no editor de texto do Wordpress, pelo navegador Firefox, instalado no Kubuntu 11.04. Percebeu quantos projetos de softwares livre estão envolvidos apenas nessa pequena ação? Tudo vindo das mãos de voluntários. O primeiro caminho para quem deseja auxiliar da maneira que for possível, é verificar em que dá para ajudar. É possível descobrir isso na área Get Involved de cada projeto.


http://www.kde.org/community/getinvolved/


http://www.gnome.org/get-involved/


http://www.debian.org/intro/help


http://www.mozilla.com/pt-BR/about/get-involved.html


http://www.libreoffice.org/get-involved/


http://wp-brasil.org/traducoes


http://source.android.com/



Já escolheu qual projeto irá participar? Então arregace as mangas e mãos a obra. Vamos fazer um projeto livre ficar ainda melhor e mais atrativo aos novos usuários. Conhece outro projeto importante que não foi citado? Manda aí nos comentários!


2 comentários:

  1. Legal o seu post Ricardo, porém nem sempre é tão fácil assim ajudar. Algumas comunidades exigem regras especificas para quem está disposto à ajudar, sendo as vezes necessários passar por uma prova só para começar a contribuir!

    Mas nem tudo é ferro e fogo, existem sim lindas flores pelo caminho. Não existe pagamento maior do que ajudar o software que você usa a crescer.

    Para quem tiver interesse em ajudar, procurem ajudar projetos menores além de mais carentes, sua ajuda pode incentivar o desenvolvedor a continua-lo.

    Um forte abraço e bela iniciativa Ricardo, até breve.

    ResponderExcluir
  2. Caro, se queremos tomar desafios grandes, temos que estar a altura deles. Claro que não é fácil fazer parte do time de tradução do Gnome ou do KDE, por exemplo. São grandes programas, com um imenso número de utilizadores. Eles tem que selecionar quem vai "fazer o programa acontecer". Uma amiga minha me disse algo que não esqueço nunca: "Nós somos o que queremos ser!". Quem quiser ajudar, irá ajudar! O ponto principal será querer.

    Abraços

    ResponderExcluir