segunda-feira, 23 de maio de 2011

va.mu. Além de ser apenas mais um encurtador de URLs

Depois da explosão do Twitter nos últimos anos, comunicar-se por apenas 140 caracteres é o que há de mais prático e dinâmico na internet. Trocar ideias com famosos, dar notícias instantâneas ao vivo e receber informações de todos os lugares do mundo a todo instante sem ser necessário o vínculo de "Amigos" como no Orkut e no Facebook foi o que fez o Twitter virar a febre que é hoje e valer quase R$ 13 bilhões.Junto com a onda de novos adeptos a novidade do microblogging, surgiu uma dificuldade: Postar os (muitas vezes) imensos links nas curtas mensagens da rede. Dessa dificuldade surgiram os Encurtadores de URL que faziam um serviço importantíssimo: Encurtar grandes URLs em pequenos links (uau!!!!!). Uma verdadeira avalanche de sites que ofereciam esse serviço foram criados para poderem facilitar o serviço dos usuários do Twitter. O grande problema é que algumas criações não passavam de projetos mal planejados e chegavam ao fim em pouco tempo, deixando todos os links encurtados quebrados. O Serviço de Encurtamento va.mu tem um compromisso de upar regularmente seu banco de dados para o 301Works.org, que é uma iniciativa do Internet Archive, para que mesmo que o site venha a ser encerrado, todos os encurtamentos realizados por ele continuarão ativos.


No momento que uma URL é inserida para ser encurtada, o va.mu acessa seu banco de dados e verifica se aquele endereço já foi encurtado. Em caso positivo, o link anterior é reutilizado evitando um duplicação. Em alguns casos específicos, pode ser necessário que o link encurtado seja único e exclusivo, bastando selecionar a respectiva opção. Se preferir, no momento em que encurtar um link, também é possível definir se uma confirmação de redirecionamento seja exibida ao usuário quando clicar no link curto. Na home do va.mu existe uma espécie de timeline, onde os últimos links encurtados são organizados em ordem cronológica, permitindo o usuário acompanhar o que está sendo discutido em tempo real.


Além disso, o que me deixa mais impressionado e feliz com o va.mu é que o Shortim, o motor de encurtamento do site, é totalmente software livre. O Código-fonte encontra-se disponível para qualquer um baixar, estudar e modificar da maneira que melhor achar. A Documentação da API do Shortim também encontra-se disponível para quem quiser implementá-la em algum sistema.


Os posts do Espaço Liberdade já são encurtados automaticamente pelo va.mu ao acessá-los. Basta clicar no link da rede social em que vai divulgar e pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário