quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ubuntu em... A Arte do "Moonwalker"

Moonwalk Michael Jackson Imagem em Destaque do Post: http://digitallyrefreshing.com/2009/05/25/ubuntu-wallpaper/


Que o Michael Jackson morreu todo mundo sabe. Mas você sabia que a Canonical anda se especializando no passo mais famoso do Rei do Pop, o Moonwalker? É isso mesmo, se você ficou curioso em saber do que eu estou falando, é só continuar lendo o post.




Quem não lembra, é só esperar o vídeo acima chegar a marca de 3:40min. Antes dos fatos, uma constatação engraçada (e #EpicFail para mim): eu acho que sou quem mais fala do Ubuntu aqui no Blog. Ok, falo mal, mas falo. :P


Qual foi minha surpresa hoje quando abri o Orgulho Geek e vi esse lindo e belo post, falando sobre mais uma das 'revoluções' da Canonical. Eu confesso que, depois da invenção do Unity, eu espero qualquer coisa vindo do lado roxinho da força, mas essa foi demais. Em primeiro lugar porque tratam como a 'descoberta do século' ou a 'maior invenção dos últimos 100 anos'. E não, ela não é nenhuma das duas coisas.


Vejam as duas figuras abaixo:




[caption id="attachment_4081" align="aligncenter" width="530" caption="Captura de Tela do Baixaki"][/caption]



Proposta "Ars" para a Central de Programas

Viram? A primeira é uma captura de tela do Baixaki, site de downloads. A segunda é a proposta de layout para a Central de Programas do Ubuntu. Qualquer semelhança seria mera coincidência? Creio que não. O que ainda difere o pouco uma da outra são as propagandas presentes no Baixaki, mas nos passos que as coisas vão, eu não ficaria surpreso da Canonical apelar para o Adsense, já que eles queriam os centavos das vendas de músicas que iam para a Gnome Foundation até uns meses atrás...


Parece que a Canonical realmente resolveu entrar na onda de 'reinventar a roda'. Primeiro criou o Frankstein, o tal Unity, agora transforma o seu gerenciador de programas em um site de downloads disfarçado (disfarçado?!). Se essa é uma estratégia para chegar aos 200 milhões de usuários, é mais louca que a dos Kamikazes japoneses.


E o que o novo layout da Central de Programas, o Unity e a Canonical tem a ver com o Michael Jackson? Essa é fácil: ambos andam para trás e todo mundo aplaude. (#OhMyGod)






13 comentários:

  1. Ah, chega! Cansei desse blog, atacam o ubuntu sem razão nenhuma, sem argumentos válidos, hoje mesmo irei cancelar o feed que eu recebo, a algum tempo atrás era interessante, mas não mais, a ultima coisa q prestou foi um tópico sobre compilar programas 32 em sistema 64bits, pois para cada tópico interessante existem 10 falando mal do ubuntu, 7 tutoriais (inúteis) para o lmde, uns 2 falando sobre o fedorento fedora, lamentavel como um blog com um ótimo ideal pode abaixar tanto de nível por causa de autores ignorantes. Se não gosta do ubuntu, se nao usa, ou se não tem nada interessante sobre o fedorento, fica quieto, o mundo não é apenas ubuntu não, deve ficar se corroendo por dentro por saber que o ubuntu está cada dia mais consistente e que hoje sem dúvidas é a distro linux mais importante, não há como não reconhecer isso.

    ResponderExcluir
  2. Cara, desculpe, mas não entendi o que você quis dizer com esse texto.

    Primeiramente, não sou usuário de Ubuntu antes que você pense que sou um fanboy. Meu SO favorito é o Slackware tanto no trabalho quanto em casa.

    Mas voltando ao texto, não consegui entender porque a Canonical estaria andando para trás realizando este trabalho. Na minha opinião qualquer esforço para facilitar a vida de alguém tem seu valor.

    No final do texto está escrito:
    "E o que o novo layout da Central de Programas, o Unity e a Canonical tem a ver com o Michael Jackson? Essa é fácil: ambos andam para trás e todo mundo aplaude."
    Cara, pra mim essa frase tem um peso muito grande. Do mesmo jeito que as pessoas aplaudem qualquer coisa da Canonical você irá falar mal de qualquer coisa que venha deles também, pois parece que você tem orgulho de faze-lo.

    Você é usuário do Fedora desde de 2009 neh? Pelo menos é isso que está escrito no seu perfil. Pois bem, conheci o Fedora quando era Fedora Core ainda. A achei varios problemas na transição da versão 5 para 6, tanto que nessa época voltei para o Slackware. O que eu to querendo dizer é que todas as distros terão problemas. Porém todas também terão suas virtudes que será util para alguém. A única coisa que julgo não ser util são posts como esse, cheio de preconceito.
    Nós das comunidades Linux já temos tantos problemas, pra que ficar arrumando brigas internas? Já vi cada briga entre usuários de Vim e Emacs, e até hoje não chegaram em lugar nenhum.

    Cara, só estou escrevendo este post para te aconselhar à ir com calma nesse tipo de texto.

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diego. Bom, deixa eu lhe passar meu ponto de vista.

    Estamos em tempos onde a própria comunidade Linux discute e cobra união entre os diversos segmentos que ajudam a construir o meio do software livre.

    Qual foi a atitude da Canonical? Criar mais uma interface gráfica ao invés de unir esforços com uma das existentes. E depois o Sr. Shuttleworth ainda disse que deveriam ter feito isso logo quando o Ubuntu foi criado. Eu chamo isso de andar pra trás.

    Desde que eu conheço o Linux ele tem o conceito de repositórios e todos ficavam (e ficam) felizes por não perder tempo em sites de download. E como a Canonical "revoluciona" a sua Central de Programas? Dando a ela a cara e os recursos de um site de downloads. Eu também considero isso um passo para trás.

    E eu tomo muito cuidado ao falar do Ubuntu, fico quieto em diversas oportunidades para não arranjar mais brigas. Mas algumas vezes é necessário falar e nessas vezes é preciso "sacudir" a comunidade Ubuntu.

    Abraços e obrigado pela presença.

    ResponderExcluir
  4. Até mais, foi um prazer tê-lo como leitor. Quando você criar seu blog com conteúdos super interessantes, divulga por aqui que eu passo para dar uma lida e aprender como se faz.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Levei um susto! No texto está escrito: "Vejam as duas figuras abaixo:" e qual é a primeira coisa que eu vejo? Hebe Camargo. Agora pensei: "Pronto, só falta a Canonical ter contratado a velha" ¬¬

    A empresa que dar um look "moderno e descolado" aos seus aplicativos (muito similar a outra bem conhecida por aí) mas deveria se focar nos demais aspectos da distribuição, como torná-la mais leve, afinal, não é qualquer micro com alguns anos de estrada que pode rodar o Ubuntu com desenvoltura.

    ResponderExcluir
  6. Cara, algumas considerações:

    "E depois o Sr. Shuttleworth ainda disse que deveriam ter feito isso logo quando o Ubuntu foi criado. Eu chamo isso de andar pra trás"

    Na minha opinião, se na visão deles, que não dever ser tão ruim assim, pois o Ubuntu chegou em muitos lugares que muitas distros não conseguiria, isso já era para ter sido feito desde o começo, isso não é andar para trás e sim correr atrás do prejuizo.

    "E como a Canonical “revoluciona” a sua Central de Programas? Dando a ela a cara e os recursos de um site de downloads. Eu também considero isso um passo para trás."

    Eu acho que seria andar para trás se fosse substituido o sistema de repositorio, mas pelo o que eu endenti é algo a mais. Até hoje eu prefiro utilizar quase tudo por linha de comando, de navegar em diretorios até instalar aplicações, mesmo em distros como ubuntu e fedora, prefiro e busco saber como utilizar o apt ou yum por linha de comandos ao invés de utilizar seus front-ends, porém eu sei que estas interfaces são importantes. Não acredito que a comunidade como um todo seria mais beneficiada se esses esforços fossem empregados em um novo gerenciador de pacotes.

    Pensando na comparação Eric Raymond, o desenvolvimento de SL é assim mesmo e deveria ser assim, cada dev faz o que acha ser mais util. Agora, queria saber sua opinião, não seria melhor a Red Hat ter investido no desenvolvimento do Apt ao invés de trabalhar no Yum? Pois a tempos atrás eu utilizava o apt com pacotes rpm em uma distro que já faleceu.

    Ainda acredito que toda nova ferramente é bem-vinda e que prevaleça a que tiver maior aceitação(note que eu não escrevi "que prevaleça a melhor" =), mesmo porque ató hoje sou muito feliz com slack ).

    ResponderExcluir
  7. Eu creio que não. Eles deveriam continuar colaborando com o Gnome. Reclamavam que não tinham voz ativa na Gnome Foundation para alterações e adições no Gnome 2. Bom, o Gnome trabalha com meritocracia, a Red Hat colaborou mais, tem "direito" de ter uma influência maior. Como poderiam mudar isso?

    O Gnome 3 tá aí, novo em folha. Era o momento de se concentrar no novo release, adotar, colaborar para ter uma voz ativa futuramente. O que foi feito? O Unity, uma reinvenção da roda, rodando sobre o Gnome 2. Não é assim que se corre atrás de prejuízo nenhum.

    Sobre a Central de Programas, não creio que adotar uma interface de site de Downloads seja "um algo a mais".

    Sobre o Yum, não acho que foi um acerto da Red Hat, mas o erro não foi só dela. Foi dela que investiu na dupla Yum/rpm e do Debian, ao investir na dupla Apt/dpkg, ao invés de sentarem e adotarem um padrão único.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que eu acho? Eu acho que esse tipo de assunto não leva em nada. Sério mesmo. Mas, mesmo assim foi interessante ler a postagem! ^^ Isso se chama criticas construtivas (por mais que falei mal de alguma coisa) e pontos de opinião. O que eu não gosto é de ficar prolongando esse tipo de assunto, que sempre dá merda. =P

    ResponderExcluir
  9. Mas, mesmo assim. Eu gostaria de adicionar um detalhe que não foi dito. Se o usuário não gostou do Unity, tem ai o KDE, Gnome, LXDE, XFCE para usar cara. Essa briga de ambientes gráficos é uma velha história. Na minha opinião é a seguinte sobre isso: "O computador é seu e você usa o ambiente que quiser." O importante é usar Linux, não importa se é Fedora, Ubuntu ou Slackware, a distribuição é sua cara, deixe ela do jeito que você quiser. Eu pessoalmente gosto do KDE(OpenSUSE), mas eu já usei todos ambientes disponíveis (até OpenBox), mas eu usei o Gnome por tanto tempo que acabei gostando do ambiente (graças o Ubuntu). Mas, isso é uma questão de costume mesmo. Hoje em dia eu uso qualquer ambiente, sem medo.
    Eu gostei do Unity, achei muito prático e organizado, mas tem pessoas que não gostaram, sabe o que eu acho? Não acho nada, usa o ambiente que quiser.
    Em suma, o texto foi muito legal e até informativo, não sabia sobre o novo layout do CPU. kkkkkkkkk Até mais.

    ResponderExcluir
  10. O Cleiton e eu trocamos várias tuitadas constantemente então vou jogar a real e dizer a minha opinião sobre esse post no final do meu comentário.

    1) Eu me libertei de uma praga chamada Windows graças ao Ubuntu. Comecei de forma tímida com 8.04 usando-o pouquíssimo e gradativamente o Ubuntu foi ganhando espaço e subindo no "meu" conceito. Isso durou até a versão 10.10, onde eu tinha uma relação de perfeita paz e harmonia com o Ubuntu. No entanto o 11.04 foi uma verdadeira rasteira da Canonical em metade dos usuários - jogando por baixo. Um sistema instável, pesado, e com uma interface que mudou drasticamente a forma do user manipular o sistema. Critiquei muito a Canonical por causa disso, e arrumei muitas discussões. Não me arrependo de nada, faria tudo novamente! Aprendi muito com isso. Continuo tendo a mesma opinião de que a Canonical errou em adotar esse caminho, mas hoje criticaria de uma outra forma (como estou fazendo agora). Antes do 11.04 eu experimentava outras distros esporadicamente, e após ele, o que eu mais tenho feito é experimentar outros SO's. Um grande aprendizado que a Canonical proporcional à todos que não tem um cabresto na fuça, é que prender-se a uma distro é um erro bizarro!

    2) Sobre o Unity não acho que a Canonical esteja andando pra trás. E nem pra frente! Creio que ela está seguindo um caminho diferente e que na minha humilde opinião não vai render bons frutos. Comentei isso em outras ocasiões e volto a frisar aqui: Se a Canonical retirar o X pra colocar o Wayland no lugar como está sendo veiculado, a chance de afundar o Ubuntu vai ser enorme. Já teve uma mudança drástica com o Unity e substituir o X por um servidor que não terá suporte por parte da Nvidia não vai ser um tiro no pé, mas na cabeça! Será que o Ubuntu sobrevive a um tiro na cabeça? Talvez. Há seres humanos que sobreviveram, mas as sequelas são grandes e irreparáveis!

    3) Sobre a Central de Programas ser um sistema web, significa uma coisa a menos dentro do SO, certo? Então, acho válido! Sempre fui, sou e serei a favor de aplicações web!

    4) Pra finalizar, a crítica do Cleiton é válida. Na minha - mais uma vez - 'humilde' opinião o que não foi legal foi a forma como ele se expressou. Quando a gente critica algo ou alguém cutucando a ferida, NUNCA atingimos bons resultados. #ficadica ;-)

    Abraço ao Cleinton e aos demais!

    ResponderExcluir
  11. Eu testava outras distro bem antes de conhecer o Ubuntu. Na verdade eu comecei com o Red Hat, mas o primeiro Linux que realmente achei bom para mim foi o Kurumin 7 na época. Depois que descobri a origem do Kurumin que era o Debian, comecei a descobrir mais Linux por ai.
    Na época eu nem sabia que FreeBSD era um sistema operacional (p.s eu tinha um CD do FreeBSD de uma revista). Eu nunca parei em uma distro, testo todas, mas o Ubuntu foi a distro que o usuário iniciante (que eu era na época) ficou para ter uma base sólida e livre.
    Eu não apoio um monte de mudanças que o Ubuntu fez também (ex. tirar o GIMP do LiveCD), mas mesmo assim eu uso essa distro Linux. P.s Tem muitas distros ai que nem vem com o LibreOffice no CD e nem tem acesso NTFS (eu achava que o LiveCD era para ser uma coisa prática e completa) kkkkkk
    Falando em X, que eu saiba quem queria tirar o X era o Fedora e não o Ubuntu. E não é o Fedora que vai colocar como Default um sistema de arquivos que ainda está em fase alpha? kkkkkk
    Mas, mesmo assim, não gostou do novo sistema de arquivos, não gostou do novo gerenciador de login, não gostou do novo ambiente gráfico, não gostou do novo kernel e/ou não gostou do novo servidor gráfico? Monta o seu Linux ué, olha ai a oportunidade, pega o Kernel Linux e faz como o Google fez, monta o seu Linux.
    Não estou falando isso como protesto e nem querendo humilhar ninguém, mas é o que eu acho. O Linux é o Kernel Livre, o Ubuntu é uma distro Livre e o conhecimento é Livre, nada é perfeito, tudo tem defeitos, mas felizmente ou infelizmente o Ubuntu trouxe e continuará trazendo muitos usuários novos pro mundo Livre e eu fico feliz com isso, afinal não gostamos do mesmo sistema (Ruindows) certo? Então pronto.

    ResponderExcluir
  12. Fagner... Concordo em gênero, número e grau... Ainda mais os artigos de Cleiton Lima...
    Além de completamente inúteis, a ignorância do mesmo supera qualquer suposta virtude que ele talvez possa ter.
    Estou fazendo o mesmo que você, ja tinha um bom tempo que eu não acessava aqui, mas desse poste... So tenho que desejar boa sorte aos colaboradores, por se depender do mesmo citado a cima, só ele vai passar por aqui, pra ler os topicos.... Fui

    ResponderExcluir
  13. Até e boa sorte com a leitura das suas "coisas úteis".

    ResponderExcluir