quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DRM + Linux = Aborrecimento

Passeava eu pela internet quando resolvi comprar umas músicas pela internet. Até aí nada novo, as lojas de música online estão espalhadas pelo mundo virtual com preços bem interessantes. Só existia um probleminha: como assim o requisito básico para se ouvir uma música é o sistema Windows?


Bom, existia explicação: DRM. Para quem ainda não conhece a sigla, DRM quer dizer Digital Rights Management, uma ferramenta para controlar os direitos digitais de algo. O problema é que, assim como os vírus, as músicas com DRM só funcionam no Windows, deixando o Linux e o MacOS de fora da diversão. Isso quer dizer, basicamente, que para ouvir a música (não se esqueça que você pagou por ela) você precisa não só estar em ambiente Windows, mas também usar o contestável Windows Media Player para baixar e ouvir a música. É como se você comprasse um refresco no mercado e o estabelecimento te obrigasse a usar um determinado tipo de copo. Um absurdo.


Se isso não fosse o bastante, eu ainda tinha um número limitado de vezes para baixar a música e a tal licença. Após três downloads de música/licença, se eu quisesse baixar outra vez, teria que baixar outra vez. Se você ainda não entendeu, eu explico: é como se você comprasse um CD e após ouví-lo três vezes, precisasse comprá-lo outra vez. Absurdo number two. Como eu não iria voltar a usar o Windows para escutar a porcaria de uma música, eu larguei foi a porcaria do site (Sonora do Terra, dando nome aos bois).


Algumas gravadoras como a DeckDisc (Pitty, Cachorro Grande, Matanza, entre outros) e EMI (Coldplay, Iron Maiden, entre outros) já disponibilizam as músicas de seus artistas em formato MP3, é só você procurar no lugar certo e comprar (site das gravadoras, diga-se de passagem), sem o "diabólico" DRM. Lojas internacionais como a Amazon MP3 Store, a Apple Store e 7digital já vendem em formato mp3, tristemente oferecendo o serviço apenas aos Estados Unidos e partes da Europa.


Meu consolo é que, assim como as olímpiadas, as MP3 Stores também venham para o Brasil. E você, o que acha de venda de músicas pela internet e DRM? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário