quarta-feira, 27 de julho de 2011

DuckDuckGo, uma alternativa ao Google

Nos dias de hoje existe uma preocupação sem limites com a privacidade. Nunca se falou tanto nesse assunto e, mesmo assim, ainda não tomamos todo o cuidado necessário. Você que, como eu, usa o Google com frequência não chega a se preocupar com os dados que são coletados, nem em como os resultados das pesquisas podem ser tão certeiros e os anúncios do Adsense tão interessantes para você. Para realizar um teste, se você já não o fez, tente fazer uma pesquisa por um mesmo termo no Google estando logado e não estando para notar a diferença entre os resultados apresentados.



Vamos falar da inspiração para escrever o post. Um dos colaboradores do Fedora Project, por sinal o mesmo que está/estava trabalhando em colocar o Gnome 2 no Fedora 15, iniciou uma tag no Twitter, a #googledetox, ou simplesmente, desintoxicação do Google. Ele quer, de forma básica, deixar de usar ou usar muito pouco, os serviços do Google. Então, pensei eu, porque não começar pelo mais díficil que é a busca em si?


É nesse contexto que entra o DuckDuckGo, um site de pesquisa que tem como um dos principios não coletar os dados da sua pesquisa ou seus dados pessoais. Enquanto trocar o Google por um Bing ou Yahoo da vida é só trocar seis por meia dúzia, o DDG se apresenta como uma alternativa que respeita sua privacidade de verdade, além de ter muitas funcionalidades legais e até opções de configuração que são salvas em formas de cookies, não sendo necessário uma conta para salvar as informações.



Falando em funções legais, uma das que eu mais gostei foi o !bang. Ele é uma espécie de atalho para você procurar o termo desejado em determinado site. Por exemplo, se você quiser pesquisar, por exemplo, uma extensão do Firefox, é só digitar na busca do DDG "!firefox nomedoaddon" que você será automaticamente redirecionado para o site de extensões do Firefox, já com os resultados para o termo pesquisado. Não é legal? A página do !bang tem uma lista bem legal com sites (quase todos estrangeiros) onde você pode pesquisar em muitos site usando os comandos, incluindo YouTube, o KDE, Gizmodo, o próprio Google, e muitos outros.


Falando ainda em comandos, você recebe resultados certeiros ao perguntar de forma correta pela data de nascimento de algum artista ou personalidade famosa, é só digitar "birth date nomedapersonalidade". Se você quiser saber a previsão do tempo, é só digitar "temp nomedacidade" que ele te retorna a previsão do tempo direitinha. Você pode dar uma olhada na página de goodies do DuckDuckGo para saber mais.


Voltando a falar de privacidade, o DDG disponibiliza dois guias bem interessantes mostrando porque utilizá-lo e os perigos de seus dados serem coletados por empresas. O primeiro é o Don't Track Us, que mostra como pode ser indesejável ter suas pesquisas guardadas por aí, e o segundo é o Don't Bubble Us, mostrando como é chato ser envolto em uma bolha pelos mecanismos de pesquisas, onde você só vê aquilo que está de acordo com o seu "perfil".


O DuckDuckGo é uma excelente alternativa para suas buscas, foge da briga que existe hoje entre Bing e Google para saber quem ficará com seus dados (apesar do Bing ainda apanhar feio, muito feio). Ele foge um pouco do estilo do Google, mas consegue ser tão bom quanto. Sem a "bolha" do Google, você irá reparar que os resultados para os termos que você procurava normalmente irão mudar bastante. Vale a pena um teste e, se você quiser, passar um tempo tentando se acostumar com ele. Eu, particularmente, gostei bastante. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário