quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dead Trigger passa a ser gratuito devido a pirataria no Android

Essa semana, quando estava passeando pela Google PlayStore como de costume, percebi que havia uma novidade na aba de Aplicativos Gratuitos: O jogo de FPS Dead Trigger da Madfinger Games, que há alguns dias atrás estava custando "caríssimos" US$ 0,99 agora estava disponível para todo mundo gratuitamente. Sem pensar duas vezes, baixei o danado do jogo e aproveitei seus gráficos impressionantes disponibilizados incrivelmente em pouco mais de 100MB.




[caption id="attachment_7545" align="aligncenter" width="300"] Imagem de Divulgação[/caption]

Mas qual seria o real motivo para um game de tão alta qualidade gráfica e preço muito acessível tornar-se gratuito? Segundo a página no Facebook da Madfinger, o principal motivo foi que a "taxa de pirataria em dispositivos Android foi incrivelmente alta". Ainda segundo a Madfinger, a intenção dela com o Dead Trigger era disponibilizar esse jogo para tantas pessoas quanto fosse possível, onde o mesmo custa bem menos que seu antecessor, Shadowgun, também disponível para download da PlayStore. Mesmo assim, parece que a maioria dos usuários do Android não gosta mesmo de pagar por apps. Recentemente uma outra desenvolvedora de games, a Sports Interactive, também mostrou-se altamente insatisfeita com a facilidade de pirataria dentro do Android. O Football Manager Handheld, primeiro game da produtora para o sistema móvel da Google teve um alto índice de instalações piratas, nove para cada original para ser mais exato. Números como esse decepcionam qualquer desenvolvedor e mostram que a Sports Interactive ainda acredita que seu game atinja o que eles esperam em relação as vendas. Caso contrário, o desenvolvimento para Android para por aqui mesmo, já que os custos para manutenção e suporte (o usuário nem paga pelo game, mas ainda contacta o suporte!!!) não compensariam a manutenção.


Segundo o Google, a partir do Android 4.1 Jelly Bean um sistema de criptografia irá ser implementado para que o processo de instalação através da PlayStore tenha uma etapa de segurança para dificultar que problemas como esses continuem a acontecer de forma tão exagerada.


Eu tenho um pensamento de que se eu não posso (ou nesse caso, não quero) pagar por algo, não tenho o direito de usá-lo. Se por exemplo, eu não posso pagar por um táxi, eu simplesmente não o uso e procuro uma opção mais barata, que nesse caso seriam os ônibus e metrôs. Mas parece que muitos usuários do Android, talvez acostumados com a pirataria de um certo sistema operacional para desktops não estão nem um pouco preocupados com o futuro do desenvolvimento de bons apps e games para o sistema Android.


No final das contas nós usuários do Android que pagamos pelos apps não-gratuitos que queremos utilizar acabamos sendo prejudicados pela possível queda de programas de qualidade disponíveis em nossa plataforma, uma vez que os desenvolvedores não têm nem incentivo para poderem dedicar seu trabalho para o SO da Google.

6 comentários:

  1. Poxa, paguei 2 reais... RT @espacoliberdade: Dead Trigger passa a ser gratuito devido a pirataria no Android - http://t.co/jzfcPLyK #blog

    ResponderExcluir
  2. Não que eu ache o preço justo para todos os apps. Mas compro frequentemente aplicativos, isso valoriza o trabalho do desenvolvedor (e quem é dev sabe bem). A pirataria vai acontecer, querendo ou não. Mas piratear um jogo de 2 dólares é exagero...

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Martiniano25 julho, 2012 07:45

    É isso que penso. Realmente existem alguns apps que têm os preços exorbitantes. Mas eu não procuro versões pirateadas deles. Simplesmente não os baixo. A Madfinger disponibilizou um game muito bom por apenas US$ 0,99 mas mesmo assim sofre com a pirataria. Que incentivo esse desenvolvedor tem de continuar com novos títulos para o Android?

    Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. Depois de mais de um ano afastado da blogosfera, voltei com um novo post lá no @espacoliberdade . Dá uma conferia lá http://t.co/0V73vY02

    ResponderExcluir
  5. Eu vou testar via VM mesmo infelizmente não tenho um android tão bom quanto o do Ricardo hauahuahhaa, ótimo post, e welcome back !

    ResponderExcluir
  6. Ricardo Martiniano26 julho, 2012 12:16

    kkkkkkkk...meu Smartphone nem se compara ao tablet Motorola Xoom do Cleiton, mas dá pro gasto. Pela VM, fica legal de jogar. Ah, valeu pelo elogio.

    ResponderExcluir