quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aprendendo a utilizar o GSettings

Quando nós estávamos no Gnome 2, praticamente todas as configurações eram feitas visualmente, através de práticas interfaces gráficas. Veio o Gnome 3, a filosofia mudou, e, aquilo que tem configuração via interface gráfica, normalmente tem uma configuração "superficial", como o caso do tamanho das fontes, por exemplo.


No meio da discussão, o argumento preferido dos desenvolvedores do Gnome é que o gsettings estava lá, pronto para ser utilizado. No entanto, ele é um aplicativo via terminal, o --help dele não explica muita coisa e, como é normal, os usuários mais novos sentem coceiras só ao ver aquela telinha preta (ou branca) só com letrinhas. O foco desse post é ser uma ajuda básica, mostrando a você como encontrar o que procura e alterar a configuração, tudo de forma fácil.


Quando você digita "gsettings --help", o seguinte lhe é exibido:


[cleiton@cleiton dev]$ gsettings --help


Unknown command --help


Usage:


  gsettings COMMAND [ARGS...]


Commands:


  help                      Show this information


  list-schemas              List installed schemas


  list-relocatable-schemas  List relocatable schemas


  list-keys                 List keys in a schema


  list-children             List children of a schema


  list-recursively          List keys and values, recursively


  range                     Queries the range of a key


  get                       Get the value of a key


  set                       Set the value of a key


  reset                     Reset the value of a key


  writable                  Check if a key is writable


  monitor                   Watch for changes


Use 'gsettings help COMMAND' to get detailed help.



Entre todos esses, vou mostrar como utilizar os comandos "list-schemas", "list-keys", "get", "set" e "reset". Vamos lá.

List-Schemas


O "list-schemas" é utilizado para lhe mostrar os aplicativos ou partes do ambiente Gnome que podem ser configurados. O comando é:


gsettings list-schemas


Você irá notar que a lista exibida é bem grande. Se você estiver procurando, por exemplo, por opções de configuração do Gnome-Shell, você pode usar o comando "grep" para que seja exibido apenas as opções para o programa desejado.


gsettings list-schemas | grep shell



List-Keys


Agora que você já encontrou o módulo certo do programa que deseja configurar, é hora de saber as opções de configuração que ele te dá. É aí que entra os comando "list-keys". Vamos ao exemplo:


gsettings list-keys org.gnome.shell


Ele irá retornar uma lista com todas as configurações disponíveis para a configuração do módulo "shell" do Gnome.



Get


Agora que você já sabe o módulo que procura e a configuração desejada, vamos verificar qual é o valor atual dessa configuração usando o comando "get". Esse passo é util para você saber qual é o valor padrão e se basear nele para colocar o valor alterado.


gsettings get org.gnome.shell favorite-apps


O comando irá retornar o valor atual. No caso do exemplo acima, ele irá retornar uma lista com os ícones dos aplicativos que estão na barra de favoritos do Gnome Shell.



Set


Agora que você já conhece tudo o que é preciso para realizar a alteração da configuração, vamos utilizar o comando "set". No caso o comando seria esse:


gsettings set org.gnome.shell favorite-apps "['empathy.desktop']"


Note que o comando acima não irá adicionar o Empathy a lista de favoritos, ele irá remover todos os aplicativos que estiverem lá e irá adicionar apenas o Empathy.



Reset


Depois que você modificou tudo, você viu que gostava mais da maneira que era antes e, mesmo utilizando o comando "get" antes, não consegue voltar a forma como era antes. Sorria, pois o comando "reset" está aqui para salvar a sua vida. Esse comando não irá retornar a opção para o valor anterior e sim para o valor padrão do Gnome 3. Vamos lá:


gsettings reset org.gnome.shell favorite-apps


Espero que esse post tenha dado uma luz no uso do GSettings. Ele foi fruto de muitos testes enquanto eu estava configurando o Epiphany e não encontrei nada que falava do GSettings de uma maneira geral. Boa sorte com suas configurações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário