quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nova versão do LMDE é lançada.

Fala Galera, depois de muito tempo sem postar, estou trazendo algumas novidades sobre a nova versão do LMDE lançada há algumas semanas.





Clem e seu grupo de desenvolvedores, demoraram mas enfim lançaram o LMDE 08-2011.  Sem grandes novidades, essa versão traz um sistema mais atualizado e com menos conflitos. Por se tratar de uma distro Rolling Release, e normal esse tipo de postura.

As mudanças mais significativas foram: Melhora no Instalador; Tema padrão com suporte a GTK3; Correção de vários bugs antigos.

Desde a sua última versão até a atual, se passaram 8 meses, tempo que julgo muito longo, acredito que mesmo sendo uma distro Rolling Release, suas "novas versões" deveriam ser lançadas a cada 6 meses.

Um ponto negativo, que ainda precisa ser consertado(o quanto antes), são as "quebras" que constantes de alguns pacotes próprios do MINT, por exemplo: o mint-common e o mint-meta-codecs. Para quem já tem um conhecimento intermédiario, fica fácil resolver esse tipo de problema, porém vale lembrar que todas as versões do Mint, focam o usuário iniciante.

Hoje em dia não uso mais o LMDE, acabei por migrar para o Debian, porém continuo acompanhando a evolução do LMDE, no CPU da minha mãe, uma máquina muito modesta que consegue decolar com essa distro.

Bem pessoal é isso, Para quem quiser maiores informações, leiam aqui sobre o lançamento oficial. Para quem tiver o interesse em baixar a imagem ISO, aqui vão os links: LMDE Versão 32BLMDE Versão 64B. Os links apontam para o espelho da UFPR.

2 comentários:

  1. Bah finalmente as snapshots antigas davam um trabalho bem grande. Após a instalação quando tentei fazer um dist-upgrade direto o sistema quebrava. A solução foi uma atualização mais "light" com um apt-get upgrade (lá se ia mais de 300mb de download) após instalar tudo, mandava um apt-get dist-upgrade (mais uns 700/800mb dependendo se era 32/64) e só após isso o sistema tava atualizado. O ciclo de imagem poderia ser trimestral igual ao aptosid. (v.g. 2011.1, 2011.2, 2011.3). Vi no changelog que foram feitas algumas correções e outras ainda estão por vir. Uma que particularmente me interessa é a possibilidade de fazer a instalação em uma partição sem que seja obrigatória a sua formatação. No atual instalador até existe a opção de "não formatar¨ mas ela não funciona. Contudo, em um aspecto geral acho o Mint na versão Debian Edition muito bom. E estou curioso para ver como ficará a versão baseada no fluxbox. E espero que o time também experimente uma versão KDE, aliás o mantenedor da versão KDE já havia comentado no blog do mint que estava estudando essa possibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Hilton, pelo o que fiquei sabendo a versão com KDE, já é um projeto pré decidido.

    Voltando a distro, ela em si é muito boa mesmo, porém acho que eles precisam se dedicar um pouco mais a ela.

    Quando sair a versão com Fluxbox, irei testa-la e ver qual é a real.

    Agradeço muito seu comentário, até a próxima!

    ResponderExcluir