quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lxde no Fedora 16

A quase um ano atrás, eu fazia meu primeiro post sobre o Lxde. O Gnome 3, a compra de uma nova máquina (um notebook mais potente) por mim, e o trabalho no Fedora, cujo ambiente gráfico principal é o Gnome, e algumas limitações no próprio ambiente gráfico acabaram me afastando do Lxde.


Mas, por que voltar agora, depois de mais de um ano, a falar dele? Bom, minha velha máquina de quase cinco anos atrás ainda está aqui firme e forte (de onde, inclusive, faço esse post). O KDE 4 desde sempre é muito pesado para ela e o Gnome 3 ficou também muito pesado para a coitada. O que fazer, jogá-la fora? Não, Lxde nela!





[caption id="attachment_4565" align="aligncenter" width="300"] Área de Trabalho do Lxde no Fedora 16 Alfa[/caption]

 Foi um bom tempo longe do ambiente gráfico e, posso dizer que estou bem impressionado com a evolução do mesmo. Não só em estabilidade, mas também na qualidade das ferramentas oferecidas com o ambiente. Como ainda estamos em fase de transição do GTK2/Gnome2 para o GTK3/Gnome3,  alguns temas, como o Zukitwo e o Ambiance Blue vão funcionar.


Ok, entendam como uma crítica se quiserem, mas eu estava/estou acostumado com as poucas opções de personalização do Gnome 3 e a necessidade de uso do Gnome-Tweak-Tool. Talvez por isso, fiquei bem impressionado com a ferramenta de personalização do Lxde: ela é prática, direta e sem frescuras.




[caption id="attachment_4566" align="aligncenter" width="300"] Janela de Personalização do Lxde[/caption]

Alguém lembra que o Gnome 2 tinha uma ferramenta para configurar os programas que eram iniciados com o ambiente gráfico (que ainda existe, só que agora, adivinhem, fica escondido)? Pois é, o Lxde agora também tem um programa bem parecido, o que ajuda bastante quem deseja, por exemplo, iniciar algum programa junto com o ambiente gráfico sem precisar fazer malabarismos.




[caption id="attachment_4567" align="aligncenter" width="300"] Gerenciador de Aplicativos de Sessão do Lxde[/caption]

Outra área que merece destaque são os "menus" que existem no Lxde. Além do tradicional e básico menu estilo Windows, existe um menu gráfico dentro do PcManFM, o gerenciador de pacotes do Lxde e um outro menu, que ocupa toda área de trabalho, no melhor estilo "atividades" do Gnome 3, chamado lxlauncher. Eu particularmente gostei de todos, mas o lxlauncher, se bem utilizado e prevendo/esperando uma evolução na sua abertura, é um excelente menu.

[caption id="attachment_4568" align="aligncenter" width="300"] Menu dentro do PcmanFM[/caption]

[caption id="attachment_4569" align="aligncenter" width="300"] lxlauncher[/caption]

Por esses e outros méritos, o Lxde está nas duas principais distribuições Linux para Desktops do momento: no Fedora, através do Fedora Lxde Spin e no Ubuntu, através do Lubuntu. No entanto, eu ainda prefiro baixar a versão tradicional do Fedora (com Gnome) e instalar o Lxde depois, para ter um pouco mais de opções de aplicativos e um ambiente gráfico "parrudo" para imprevistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário