quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Opera sem acento? Veja como resolver!

Já estou usando o Fedora 17 há um certo tempo em meu pc, e como em toda distro sempre instalo pelo menos 3 navegadores: Chrome, Firefox e Opera.
Desta vez quando instalei o Opera algo estranho aconteceu, ele não aceitava acentos nas palavras, veja abaixo um exemplo:

"Voc^e n~ao entendeu ainda? Ent~ao deixa pra l´a!"


Como de costume, chequei todos os passos básicos:

  • Conferi se o meu Fedora estava completamente em Português do Brasil.

  • Verifiquei se o Opera estava com o dicionário pt-br instalado.

  • Testei nos outros navegadores para ver se o problema se repetia.

  • Removi o pacote, baixe um novo e o instalei.


Tudo parecia Ok, mas o Opera insistia em não acentuar as palavras. Depois de uma longa busca enfim encontrei um truque simples, mas muito eficiente que resolveu o meu problema.

Para resolver o problema do Opera, temos que abrir o arquivo "/usr/bin/opera" com um editor de texto como root.

sudo gedit /usr/bin/opera

Quando o arquivo abrir, adicione as seguinte linhas no final do arquivo:

XMODIFIERS= QT_IM_MODULE=

O meu arquivo ficou desse jeito
#!/bin/sh
export OPERA_DIR=${OPERA_DIR:-/usr/share/opera}
exec /usr/lib64/opera/opera "$@"
XMODIFIERS= QT_IM_MODULE=

Note que a linha em vermelho foi a que eu adicionei.

Feito isso, salve e feche o arquivo. Pronto, problema resolvido!

A dica não funciona só para o Fedora, mas para qualquer distro que use o Gnome.

Referência: Blog do Fabio Lima

Espero que essa dica seja útil, até a próxima!

2 comentários:

  1. Opera sem acento? Veja como resolver!: Blog Espaço LiberdadeJá estou usando o Fedora 17 há um certo tempo em meu... http://t.co/j5tiPLgj

    ResponderExcluir
  2. #Opera sem acentuação? Veja como resolver: http://t.co/W0RUJw4k

    ResponderExcluir