segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Corrigido bug Driver Nvidia, e dica de como instalar

Depois de muitos meses os usuários das placas Nvidia serie 6x e 7x, poderão voltar a ficar felizes com suas placas, pois, o bug que causava problemas com o composite, extensão responsável por grande parte dos efeitos que vemos nos desktops Gnu/Linux, foi corrigido na versão atual do driver, NVIDIA Driver 290.10. Durante este período os donos destas VGA's não podarem usar o Gnome3, kwin(efeitos gráficos nativos do KDE) e o compiz. Neste senários era apenas possível utilizar o driver livre da comunidade ou conseguir uma das soluções propostas por alguns contribuidores anônimos, que não eram soluções pra amadores. Porem agora é só correr pro abraço e instalar o novo driver, se você não sabe como vamos mostrar:





O primeiro de tudo é baixar o driver do site, aqui.

 

Baixe a versão correta e a arquitetura correspondente ao seu sistema instalado.

 

Salve o arquivo em algum lugar, de preferencia na home.

 

Agora como root daremos permissão de execução ao pacote da Nvidia:

 
chmod +x ~/NVIDIA-Linux-x86_64-290.10

 

Agora é a parte mais complicada, a instalação, que só pode ser feito por modo texto. Pra entrar em modo texto:

 

No Opensuse, Mandriva e Fedora:
su -c “init 3”

 

No Ubuntu :
sudo service lightdm stop

 

No Archlinux :

 
/etc/rc.d/gdm stop

 

Substitua gdm pelo nome do seu dm (display manager)

 

 

Agora estaremos ambiente texto puro:

 

agora basta instalar:

Um exemplo seria este a baixo,porem, não se esqueça de alterar o diretório para o local onde esta o pacote Nvidia e de alterar a versão do driver caso tenha outra versão.

 
sh /home/espacoliberdade/NVIDIA-Linux-x86_64-290.10

 

Siga as instruções e siga em frente, recomendo deixar que ele instale as bibliotecas referentes a arquitetura diferente a dá sua máquina. E no final permita ele criar um xorg.conf novo ou use o comando “nvidia-xconfig” como root, para poder ter um xorg configurado.

 

Você também pode compilar o driver para o seu kernel atual, isso gera algumas vantagens em alguns momentos.

Para instalar o driver para o seu kernel especifico basta executar o comando de instalação seguidos de -k + o nome do kernel.

 

Vejamos o exemplo do meu computador.

 

Descobrindo o kernel:

 
uname -a

 

Saida: Linux myhost 3.1.2-1-ARCH #1 SMP PREEMPT Tue Nov 22 09:17:56 CET 2011 x86_64 AMD Athlon(tm) II X4 620 Processor AuthenticAMD GNU/Linux.

 

Agora instilando

 
sh /home/espacoliberdade/NVIDIA-Linux-x86_64-290.10 -k 3.1.2-1-ARCH

 

Para usuário do Ubuntu, Opensuse e Fedora se faz necessário, o desligamento do driver livre nouveau. Vejamos :

 

Primeiro devemos adicionar a linha “blacklist nouveau” ao arquivo blacklist-nouveau.conf no diretório “/etc/modprobe.d”, se o arquivo não existir crie-o.

 

E posteriormente adicionar no final da linha do grub.conf ou menu.lis do diretorio /boot/grub do seu sistema,os dizeres “nouveau.modeset=0 rdblacklist=nouveau”.

 

Ex:

 
kernel /boot/vmlinuz-2.6.38.8-32.fc15.x86_64 ro root=UUID=4dfdd7ab-820d-4bda-aa75-84d2690e3d85 rd_NO_LUKS rd_NO_LVM rd_NO_MD rd_NO_DM LANG=en_US.UTF-8 SYSFONT=latarcyrheb-sun16 KEYTABLE=br-abnt2 rhgb quiet vga=791 nouveau.modeset=0 rdblacklist=nouveau

 

Não se esqueça que as distribuições também possuem  esse driver em seus repositórios, a  desvantagem é esperar que ele seja empacotado e disponibilizado.

 

E agora basta ser feliz com os seus efeitos e firulas ativados.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário