terça-feira, 29 de novembro de 2011

Polêmica: Microsoft está dando Office de graça na Internet?

Um fato curioso começou a tomar os sites especializados em Informática - e principalmente em Windows - no final da última semana. Teria sido divulgado um link do site da própria empresa - portanto legítimo - o qual permitiria que qualquer pessoa fizesse download do Office 2010 Starter, a edição mais capada que existe da suíte.



A notícia saiu originalmente no site especializado do Paul Thurrott e logo foi copiada e adaptada pelo Guia do PC, pelo Baboo e muitos outros.  Só que tem uma coisa estranha nessa história toda.


O Office Starter é aquele que vem só com uma versão limitada do Word e do Excel e que, como se não bastasse, ainda exibe anúncios em sua barra lateral (não dá nem pra criar um índice! Impossível para quem está na faculdade). Além disso, em todo lugar do site da MS é dito que essa versão é gratuita mas destinada apenas a integradores OEM, que pagam US$ 5 dólares pela licença; ela não está(va) disponível para download pelo usuário final. Além disso, o único objetivo dela é fazer propaganda do Office Home and Student, que tem mais recursos e que custa cerca de R$ 200,00.


Até agora, a empresa não se pronunciou a respeito, mas por que isso aconteceu? Será que foi algum espertinho que descobriu como pegar os arquivos diretamente? Seria (mais um) erro da Microsoft que será corrigido em breve? Ou será que a empresa faz isso de propósito para analisar a reação dos consumidores porque ela planeja lançar uma versão gratuita da suíte junto à nova versão do Windows, que será lançada ano que vem, para concorrer com o LibreOffice e com o Google Docs? É meio óbvio que se o usuário iniciante ver algo chamado MICROSOFT OFFICE para download de graça ele não terá dúvidas entre escolher essa versão ou o LibreOffice.


(A primeira coisa que eu fiz quando recebi meu laptop foi tirar essa versão e colocar o Libre, que tem muito mais recursos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário