quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Adobe descontinuará Flash Plugin para Linux

A Quarta-Feira de Cinzas começou agitada no mundo do Software Livre. Em post em seu blog, a Adobe noticiou que o Flash Plugin depois da versão 11.2 só estará disponível através da Pepper API, sem opções de download direto ou de download via repositório como acontece hoje. Mas o que isso significa?



Vamos por partes. Vocês lembram que a Adobe tem um acordo com o Google para trazer o Flash Plugin por padrão no navegador Chrome. Pois essa parceria rendeu uma desenvolvimento multiplataforma (Windows, Mac e Linux) do Pepper API. Isso quer dizer que, ao menos em primeiro momento, as novas versões oficiais do Flash só estarão disponíveis para o Google Chrome.


Culpa da Adobe? Nem tanto. Até onde eu pude pesquisar, o PPAPI é uma implementação aberta, multiplataforma, que pode ser usado por qualquer um. O motivo principal de apenas o Chrome ter as novas versões do Flash é a falta de interesse de outros navegadores, como o Firefox por exemplo.


De fato, eu não encontrei nenhuma boa explicação da Mozilla para não implementar a API, a única coisa que existe na Wiki do projeto é essa página que não dá praticamente explicação nenhuma. Talvez alguns irão se aborrecer, mas eu classifico o caso como (mais uma) falta de visão da Mozilla, apesar desse passo que deu a Adobe não ser algo previsível, mas uma vez a Fundação por trás do navegador do panda de fogo só vai implementar algo depois de ser surpreendida.


Isso significa que os usuários que não gostam do navegador do Google ficarão desanparados? Não será bem assim, já que existem projetos de código aberto para substituir o Flash Plugin, como o Gnash e o Lightspark. A esperança é que ambos avancem de modo significativamente já que a Adobe também noticiou que irá liberar uma versão debug do seu plugin e irá atualizar a documentação, o que irá ajudar no desenvolvimento dessas alternativas.


Não podemos esquecer também que o HTML5 é uma implementação aberta para a internet que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, substituindo o Flash em breve. O plugin da Adobe vem perdendo força, já que descontinuou a versão para aparelhos móveis e, antes disso, já ficava de fora dos aparelhos móveis da Apple.


Nos meses (ou anos) todos que dependem diretamente do Flash Plugin e são usuários Linux terão dificuldades. Apesar da Adobe prometer enviar atualizações de segurança por cinco anos para as versões até a 11.2, os novos recursos que forem implementados não estarão disponíveis de forma fácil. Precisamos ficar ligados nos próximos capítulos dessa novela.


Fontes:


http://blogs.adobe.com/flashplayer/2012/02/adobe-and-google-partnering-for-flash-player-on-linux.html


http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTA2MDc

Um comentário:

  1. Cristian Martins25 fevereiro, 2012 16:25

    Ja é complicado ver videos, ou algo que necessite de flahs no ubuntu, pelo menos no meu é . Agora vão fazer isso, tomara que as alternativas livres se desenvolvam rapidamente, para nunca mais ter qe usa flash, como podem fazer isso ..

    ResponderExcluir