sábado, 30 de janeiro de 2010

A Grande Muralha Virtual da China

Cansado de tentar acessar o twitter ou you tube no trabalho e o site não entrar, com aquele famoso bloqueio? Aquele recado urgente no orkut e não pega de jeito nenhum, Cansado de não poder atualizar o navegador, pois você não tem “privilégios de administrador”?


Calma, poderia ser pior, você poderia estar na China.


Um dos pivôs do “mal-estar” que o Google e o Governo Chinês tiveram é o chamado Golden Shield ou “O grande firewall da China” (Alusão a Grande muralha da China), que é em termos simples: Um grande bloqueador de sites, mas na prática é bem mais que isto, é a forma dissimulada do governo proibir tudo que ele quer, deixando a essência da internet (informação e acessibilidade a todos) totalmente desfigurada.


Este escudo até agora já conta com mais de 1,5 milhões de reais em investimentos e funciona assim:


O firewall censor da China usa bloqueio de IPs, redirecionamentos falsos e “mútuo reset da conexão”. Uma conexão, quando deve ser finalizada prematuramente, é encerrada com o sinal RST. O firewall chinês falsifica um RST, enviando um para o site acessado e outro para o internauta, o que faz com que os dois computadores pensem que o outro lado cancelou o acesso.


O governo alega que o que é bloqueado é conteúdo nocivo como pornográfica, violência e afins, mas como sempre na prática é outra, a wikipédia conta com uma lista de alguns sites bloqueados na China (até porque se o governo não aprovar o conteúdo ele bloqueia a seu bel prazer), esta lista conta com sites como: Hotmail, Google, G Mail, Yahoo, Picasa, You Tube, New York Times, Deutsche Welle entre outros.


E como toda tentativa de censura sempre bate em sua própria incapacidade a China é o segundo maior pais com atividade maliciosa na rede, sendo a grande parte composta por cavalos de tróia (sim, ia esquecendo um site sobre o Linux também é bloqueado lá, deve ser o motivo de tantos vírus).


E algumas destas atividades são financiadas pelo próprio Governo Chinês, que tenta a todo custo controlar o incontrolável, só que quem pensa que o Governo perderia com a saida do Google se engana, pois lá na China é o Baidu, como sempre quem perderia seria a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário