quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Debian Wheezy trocará Gnome por Xfce

E parece que a fase realmente não é boa para o Gnome. Depois do post no Br-Linux mostrando o ponto de vista de um desenvolvedor que diz, em tradução livre, que o projeto "visualiza o abismo", foi a vez dos desenvolvedores do Debian anunciarem a migração do ambiente gráfico padrão da distro para o Xfce. A notícia foi dada ontem pelo Phronix, que inclui o link do commit que dá o primeiro passo para a mudança.


Eu cheguei a ler a respeito ainda ontem no blog Desde Linux, mas a notícia por lá tinha mais ares de boato que de afirmação. Pois eu fui surpreendido pela tal afirmação no Phronix. Ao contrário do que o atual momento do Gnome pode fazer parecer, a decisão dos desenvolvedores do Debian tem outro motivo: o tamanho do ambiente gráfico. Utilizando Gnome ou KDE os desenvolvedores não podiam trazer todo o ambiente gráfico no CD #1 da distro, por conta do tamanho desses ambientes gráficos, o que será possível com a adoção do Xfce.


O Xfce começou a ser apontado como principal opção aos usuários descontentes com os rumos do Gnome 3 e do Gnome-Shell, assim como os descontentes com o Unity, assim que esses ambientes gráficos começaram a ser adotados pelas distribuições, mas nenhuma das grandes distros tinham colocado o Xfce como DE padrão até agora. A esperança é que, após essa confiança depositada pelo Debian, o projeto "decole" de vez e ganhe mais usuários e desenvolvedores.


Com a decisão do Debian, agora apenas Fedora, openSUSE e Mageia, entre as grandes distros, oferecem uma versão principal do seu sistema com Gnome por padrão. Vamos ver como o Gnome enquanto projeto reage a mais esse golpe.


Fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTE1NTk


Commit anunciando a adoção do Xfce por padrão: http://va.mu/XY00

Nenhum comentário:

Postar um comentário