segunda-feira, 14 de março de 2011

Editando vídeos com o OpenShot

Talvez um novo usuário do Linux vindo de outros Sistemas Operacionais possa ficar um pouco perdido quando o assunto é Edição de Vídeos no SO do pinguim. Está certo que existem diversas opções livres como o Avidemux, KDEnLive e até mesmo o Cinelerra, mas será para uma edição simples e prática no Ubuntu essas são as melhores cartas na manga que o usuário terá?Quem vem do Windows e utilizava o famoso Movie Maker para criação de Slides Shows ou pequenas edições de vídeos talvez prefira o KDEnLive, devido a sua interface gráfica bastante semelhante. Quem prefere utilizar aplicativos em GTK no Ubuntu, tem como ótima opção o OpenShot, que também conta com um visual bastante parecido com o editor da Microsoft.




[caption id="attachment_3459" align="aligncenter" width="300"] Janela Inicial[/caption]

Desenvolvido desde 2009 por Jonathan Thomas, o editor não está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu, mas conta com uma instalação bastante simples. Será necessário apenas adicionar o repositório dos desenvolvedores, atualizar tudo e mandar instalar com os seguintes comandos:


sudo add-apt-repository ppa:jonoomph/openshot-edge
sudo apt-get update
sudo apt-get install openshot openshot-doc


Será necessário fazer o download de cerca de 45MB de arquivos e aguardar a instalação e configuração automática do mesmo. Após todo o processo será criado uma nova entrada no menu em Aplicativos > Multimídia > OpenShot Video Editor. Não para minha surpresa, o programa já encontra-se totalmente traduzido para o nosso Português-BR.


Com o OpenShot, é possível criar desde Slides Shows com as fotos da formatura do Colégio até a edição dos vídeos do baile. com direito a cortes, transições, efeitos e trilha sonora. Todos os arquivos a serem utilizados na edição/criação devem ser inseridos pelo menu Arquivos > Importar Arquivos ou pelo atalho Crtl + F. Os vídeos e imagens o que forem inseridos no OpenShot ficarão localizados na parte superior esquerda da janela. No lado direito, é possível fazer uma pré-visualização de como seu projeto está ficando.


Na parte inferior da janela, encontram-se alguns atalhos para corte, alteração de duração e também duas linhas de tempo onde são inseridos todos os arquivos utilizados no projeto.





[caption id="attachment_3463" align="aligncenter" width="284"] Exportando o Vídeo[/caption]

Depois de tudo pronto, chega a hora de exportar. Para minha surpresa, ao selecionar a opção no menu Arquivos > Exportar Vídeo é exibida uma mensagem de erro informando que me falta a biblioteca libx264. Ao clicar no link exibido no próprio programa, o usuário é direcionado a página do launchpad que indica como resolver o problema. No Ubuntu, basta rodar o comando


sudo apt-get install libavformat-unstripped-52


e o problema estará resolvido. Agora basta usar o atalho Ctrl + E e aguardar o OpenShot realizar o trabalho sujo.


Se preferir, após a exportação ser concluída, pode através do próprio editor, upar seu trabalho para o YouTube ou Vimeo no menu Arquivos > Enviar Vídeo ou simplesmente utilizando o atalho Ctrl + U. Na janela que for exibida, basta selecionar o vídeo escolhido, colocar o Título e Descrição do mesmo, o Login do site e mandar ele fazer o upload. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário