Sempre que sai uma notícia de uma decisão duvidosa da Mozilla em relação ao Firefox sempre tem um comentário recomendando o Palemoon. Tantas foram as recomendações que eu resolvi testar e trago para vocês minhas impressões.
Após abrir o site do Palemoon e ler algumas páginas eu fiquei com a impressão de que o principal combustível para o desenvolvimento do navegador é o descontentamento com os rumos que o Firefox tomou. O alvo principal da crítica é o novo tema Australis, mas não somente ele.
O navegador é baseado no Firefox 24 ESR e a intenção dos desenvolvedores é continuar nessa base o quanto for possível. Como o novo ESR, o 31, foi lançado essa semana, o 24 só tem mais um ciclo de atualização. Depois disso os desenvolvedores do Palemoon terão de escolher entre abraçar o novo ESR - com Australis e tudo - ou manter o motor do 24 sem o apoio da comunidade de desenvolvedores e voluntários da Mozilla.
Firefox 3, é você?
Quando você abre o navegador pela primeira vez, toma até um susto: apesar de ser baseado no Firefox 24, a aparência é customizada para ficar igualzinha a do Firefox 3. Abas abaixo da barra de endereço, menus tradicionais, enfim, tudo muito clássico. É claro que navegando pelos menus você encontra as opções para deixá-lo com o visual mais próximo do Firefox pré Australis.
Tirando o visual, tudo ali é o navegador da Mozilla. A compatibilidade de extensões, temas e sites é total. Os menus, as configurações. Até a forma de sincronização antiga está lá.
Vale a pena instalar?
A minha resposta imediata a essa pergunta é não. O Palemoon é o navegador para aquele cara que gosta do Firefox, mas acha que ele era visualmente melhor antes da versão 4 ou que não gostou nada do Australis. Se o novo visual do Firefox não te afetou, você não vai ver graça no Palemoon.
Em termos de performance, praticamente não há diferença entre os dois. O consumo de memória é o mesmo, com uma pequena vantagem para o Firefox e o carregamento das páginas não é mais rápido. Segundo a página do projeto, se você não está sentindo a diferença de velocidade é porque não está abrindo as páginas certas (acredite se quiser...), então eu provavelmente não abri os "sites certos".
O projeto vai enfrentar nos próximos meses um grande obstáculo, já que o suporte ao código do Firefox 24 só vai durar mais um ciclo de 6 semanas. Depois desse tempo, só com o novo ESR, o Firefox 31, já com Australis. Não acredito que a pequena equipe de desenvolvimento do Palemoon consiga manter sozinha uma versão do motor Gecko.
Página do projeto: http://www.palemoon.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário