quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Enlightenment

O Enlightenment é mais um ambiente gráfico para Linux. Apesar de seu nome complicado, ele é extremamente simples; Sua proposta é ser um ambiente leve e, ao mesmo tempo, bonito - o que ele consegue, na minha opinião :).

Para baixá-lo, vamos ao site oficial: http://www.enlightenment.org/p.php?p=download&l=en


Há pacotes para diversas distribuições, inclusive para o Debian. A primeira vista, é um ambiente totalmente diferente, onde nem mesmo um menu "iniciar" pode ser visto. Para acessar as aplicações do sistema, um clique na área de trabalho abre o menu de aplicações favoritas, e um clique com o botão direito abre o menu principal.



Vejamos alguns screenshots:









Uma das características mais marcantes do Enlightenment é o papel de parede animado, que não pode ser visto nos screenshots. Além deste ponto para a aparência, há uma variedade grande de temas disponíveis neste endereço: http://www1.get-e.org/


Uma coisa que me chamou muita atenção quando usei o Enlightenment pela primeira vez foi o fato dele executar aplicativos em GTK e em QT normalmente, quase como se estivessem em seus respectivos ambientes. Ele utiliza bibliotecas próprias, mas não tem muitas aplicações nelas.


Há poucas distribuições que incluem o Enlightenment como ambiente padrão. As únicas que conheço são o MoonOS, o Ozos, o Elive e o Gos, mas recomendo veementemente o Elive. Apesar de não ter uma boa tradução PT-BR e ser um projeto pequeno, o Enlightenment é promissor, e não deve ser esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário