segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Instale programas do Windows no Linux

A migração de usuários do Windows para o Linux é crescente há um certo tempo onde muitos têm a curiosidade de descobrirem o que há além das Janelas. Com essa mudança, muitos ficam perdidos sem saber quais programas utilizar em substituição daqueles que tinham no outro sistema. Esse problema pode vir ainda mais acentuado para os gamers, que podem não encontrar aquele CS da vida mesmo quando tentamos mostrar que o Assault Cube, por exemplo, pode ser melhor.






Um dos softwares que acho mais sensacionais para o sistema do Pinguim, é o WINE que implementa as bibliotecas do Windows no Linux, tornando possível a execução de diversos programas .exe em qualquer distro. Mesmo sendo uma gambiarra bem pensada e meio maluca, ela funciona muito bem. Eu mesmo, já rodei games como Bus Driver e Counter Strike 1.6 que obtiveram um rendimento, no mínimo, igual ao de uma máquina com o sistema da Microsoft.




Através do site oficial, centenas de usuários relatam quais programas conseguiram fazer funcionar (ou não) deixando tudo mastigado para você poder se aventurar.




Pessoalmente, prefiro rodar programas e games nativos do Linux, mas não posso negar que as vezes bate aquela saudade de dar uns headshots com o CS. Outros usuários, também podem não encontrar um software nativo que faça funções específicas e o WINE torna-se a saída perfeita para essas horas.




Deu vontade de testá-lo em sua distro?




No Ubuntu, Debian e seus derivados, basta dar o comando





sudo apt-get install wine




que ele será baixado e instalado automaticamente.




Se preferir, pode ir ao site oficial e fazer o download do instalador referente ao seu sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário