terça-feira, 27 de outubro de 2009

Big Linux 5 Alpha 3: A nova fase do Sistema

Foi lançado no fim dessa semana o novo alpha do futuro Big Linux 5. A nova versão de testes da maior (e, porque não, melhor) distro nacional trás como grande novidade a substituição do KDE 4 pelo Gnome, visando uma maior estabilidade e leveza. Sem muita enrolação vamos ao shot:


Eu poderia começar falando de "n" coisas sobre o novo Big 5, mas eu tenho que elogiar um ponto do qual eu reclamei bastante nos outros releases: o consumo de memória. Eu utilizei e ajustei o sistema no Sábado sem olhar o Monitor do Sistema, o que eu só fiz hoje pela manhã. A diferença entre os dois releases é absurda. Enquanto o Alpha 2, com KDE 4, consumia 210MB na inicialização, o Alpha 3, com Gnome, bateu a impressionante média de 100MB na inicialização. Já é um "Firefox" de diferença. As coisas básicas do sistema, com a utilização do Gnome, ficaram mais rápidas. Pra quem não acreditou em mim, eu tirei até um shot pra vocês verem.


 


Com a mudança de ambiente, alguns programas também precisaram ser substituídos, como o Exaile no lugar do Amarok (aleluia!) e o Brasero no lugar do K3B (eu acho que escutei um choro por aí...). Pra quem não conhece, o Exaile é um player de áudio muito parecido com o saudoso Amarok 1.x, com suporte a rádios online, playlist, plugins e muito mais. Pra quem é fã do nosso "lobo sem dentes", a troca foi necessária porque o Amarok precisa de muitas bibliotecas do KDE 4, e o espaço no CD do Big 5 é disputadíssimo. No caso do Brasero, o motivo da mudança é o mesmo, e o Brasero nem é tão pior assim que o K3B, é questão de aprender a utilizá-lo.




 


Outros programas continuam marcando presença como o Firefox, OpenOffice, GIMP, SMplayer, entre outros. A boa notícia pra galera que sofria com o Firefox e o OpenOffice no KDE é que eles estão bem mais leves e comportados no seu ambiente "padrão", consumindo um pouco menos de memória e mais estáveis. Algumas novas adições, como os Screenlets do Gnome ajudam a melhor a distro.




Outra grande melhora, essa com créditos para a equipe do Ubuntu, foi a conexão a redes 3G. Pela primeira vez desde que eu comecei a utilizar o meu modem 3G (e olha que eu passei por "gigantes" como Fedora, Debian, PCLinuxOS, etc), o módulo de pendrive foi reconhecido no modem, sem atrapalhar a conexão. A configuração da conexão melhorou muito, com um visual mais bem pensado e prático.


 




 

Ainda falando de novidades do Karmic, a Central de Programas do Ubuntu tá até bonitinha. Numa evolução da versão presente nas versões anteriores (o famoso Adicionar/Remover Programas), a central ficou bem organizada e bonita, com um visual agradável para quem chega ao Ubuntu pela primeira vez. Mas se você, como eu, está pelo Linux há mais tempo, vai preferir ficar com o Synaptic ou o terminal mesmo.




 

Os paineis de controle do Big marcam presença nessa versão, misturados com os (muitos) configuradores padrão do Ubuntu, adicionando funções interessantes e bem trabalhadas como o


o Biguser, painel para configuração das opções dos usuários. Muita coisa ainda está em desenvolvimento por conta da nova casa, mas até a versão estável o Centro de Controle estará completo e com ajuda de outros softs criados pela equipe do Big (como o Bibliotehk, por exemplo) para deixar o Big 5 ainda mais perfeito.


 

 

O Big 5, no fim de tudo, chegou com esse novo Alpha para abalar as estruturas do mundo Linux nacional e internacional (por que não?). O Exaile se comportou muito bem como novo player, os aplicativos GTK (como o Firefox) ficaram bem melhores no seu ambiente padrão e o desktop está muito bonito e bem trabalhado. Com a excessão de alguns pequenos bugs, o novo Big 5 Alpha 3 veio para ficar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário