terça-feira, 13 de outubro de 2009

Chrome: A evolução

Quando a gigante Google anunciou que iria fazer um navegador foi um grande impacto para todos os usuários de computadores, ainda mais quando ficou certo que esse navegador seria multiplataforma, suportando Windows, Linux e Mac. Se vocês lembram bem, eu já havia postado no meu antigo blog sobre o Chromium, o navegador que serve de base para o Chrome. Mas de uns tempos para cá eu resolvi utilizar o Chrome mesmo.






Um dos grandes quesitos em que o Chrome evolui desde as primeiras versões unstable foi na questão de performance e nos plugins. O browser funciona bem com o flash e com o Java Plugin, contando até com algumas páginas de testes para você verificar que ele funciona mesmo. O flash, que antes era opção, virou padrão já que os desenvolvedores conseguiram reduzir bastante o consumo de memória do navegador enquanto está em páginas que utilizam o plugin. Os erros que antes erram frequentes em páginas com Java e Flash, agora estão praticamente ausentes.










No quesito personalização o Chrome ainda deixava muito a desejar. A função de usar o tema GTK no lugar do padrão foi um alívio para a falta de opção de personalização, mas não resolvia completamente o problema. Nesse meio tempo, o Google abriu uma pequena e simples página para download de temas, que foi extendida essa semana com temas de artistas, o que deixa o navegador com o visual bem interessante. Confiram os shots:






















As extensões, antes ausentes, começam a aparecer. E o que é melhor para a imagem do Chrome, o Google não precisou abrir uma página para as extensões. O Wordpress, famoso por oferecer um serviço para blogs de alto nível, abriu um espaço (ou pelo menos está apoiando, já que o login se faz pelo wordpress) para quem quiser desenvolver extensões para o Chrome, que já oferece suporte a elas, ter um lugar para postá-las. Apesar de estar no inicio, o site já oferece algumas extensões bem interessantes como o Bubble Translator, o ícone do del.icio.us na barra inferior do navegador, AdBlock, iMacros e muito mais. O site abre a possibilidade do Chrome, algum dia, brigar diretamente com o Firefox em termos de extensões e temas.












O Chrome está avançando rapidamente no Linux e se tornando uma opção muito interessante para quem quiser navegar. Se você tem algum preconceito em relação ao "dono" do navegador, vale conferir o Chromium que é um projeto OpenSource e base do Chrome. E vocês o que acham? O Firefox será batido algum dia pelo Chrome ou é absoluto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário