terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Phonik: Player simples, mas promissor

Com minhas duas preferências em player de áudio em Qt em baixa - já que o Amarok ainda está em estado de melhora e o CuberoK não recebe atualizações há quase quatro meses - me vi mais uma vez "caçando" um player de áudio bom em Qt. Passando pelo Qt-Apps eu vi a atualização do Phonik e resolvi testar.


Quem acompanha o blog deve lembrar que eu falei dele há algum tempo atrás nessa postagem. Na época o Cuberok havia acabado de ser atualizado e o nosso player de hoje ainda era praticamente um bebê. Mas em uma mostra que trabalho duro e constante resolve tudo, o desenvolvimento do Cuberok congelou e o Phonik continuou recebendo atualizações constantes. E essas atualizações resolveram, se não todos, boa parte dos problemas principais que eu havia encontrado antes no player e o deixaram muito simpático.



O primeiro aspecto importante do Phonik é a maneira como você encontra as músicas que deseja escutar. Você pode simplesmente procurar na estrutura de diretórios, ou adicionar um diretória a sua coleção e ir navegando nas populares "três telas", tal como faz o Rhythmbox, Songbird, etc. Com a visualização da coleção, o player ganha aquela interface clássica, que eu particularmente adora. Existe opção também de adicionar uma coleção online, mas essa eu não testei.


Se você quer modificar o estilo do player, o menu também permite. Basta ir no menu "View" e escolher o estilo desejado. Falando de funções, você ainda pode ativar a função de minimizar para a bandeja do sistema, ativar a exibição do "Now Playing", aquela janelinha que abre sempre que a música em execução é trocada.
O destaque final do Phonik fica por conta da leveza. Com uma interface simples e destinado apenas a tocar música, sem frescuras adicionais, o player e leve como uma pena e você nem vai sentir que ele está em execução - a não ser pela música tocando, é claro.



A página do programa é http://bit.ly/6b8T9n e ele está disponível em pacotes deb, rpm e também com código fonte, para ser compilado por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário